10 nov 14
blogueira convidadacostura
Top sites de moldes de roupas
por Andrea

Top sites de moldes de roupas
© Foto: Vivi Basile | Blusa costurada por Vivi Basile

Como você já deve ter notado, ultimamente estamos muito empolgadas com a ideia de costurar nossas próprias roupas em casa, vestindo literalmente por aí a nossa filosofia DIY! Por isso convidei Vivi Basile e a Katia Linden, amigas crafters que compartilham  desta mesma empolgação ‘costurística’, para falar como começaram e como tomaram as rédeas do seu próprio guarda-roupa. Pedi a elas o mapa da mina dos moldes online, os sites que elas sempre usam e que têm os modelitos mais bacanas e didáticos para quem está começando. Elas aproveitaram para contar as dicas sobre o que encontrar em cada site, quais moldes já baixaram e amaram!

Não tem mais desculpa para não tentar um vestidinho feito por você. Vem ver as super dicas da Vivi e da Kátia!

Blusa Belcara
© Foto: Vivi Basile | Vivi veste blusa Belcara costurada por ela

Costurando com Vivi Basile, do Ateliê Basile

Roupa feita em casa é algo que faz parte da minha vida desde que nasci. Quando era criança, meus vestidos eram costurados pelas minhas tias Armezina e Mariana, lá do interior de Minas. Eram vestidos simples, mas feitos com muito amor.

Quando me tornei adolescente, foi a vez da minha mãe Maria Antonia me vestir. Fui a muitas festas de 15 anos e bailes de formatura com roupas feitas por ela. Olhávamos juntas os moldes da revista Manequim e saíamos para comprar os tecidos. Ela sentia uma alegria imensa ao costurar corpetes estruturados por barbatanas, saias volumosas de veludo, vestidos de tafetá. Sentimos muita saudade dessa época. Serão lembranças que vão nos acompanhar pra sempre!

Assim, a costura surgiu na minha vida com muita naturalidade. Não pretendo deixar de comprar no shopping. E não enfrento dificuldades para achar o que eu gosto e me cai bem nas lojas. Mas, me sinto muito especial quando uso algo planejado e costurado por mim.

Estes são os meus sites favoritos para comprar moldes de roupas:

 Sew Over it 
Sou apaixonada pelo estilo retrô da inglesa Lisa Comfort. Tenho vontade de ter o armário dela todinho pra mim! Na loja virtual tem moldes em PDF e impressos. Eu comprei os impressos. Foram meses até chegar, mas valeu a pena esperar tanto! A qualidade do livreto de explicações é encantadora. Fiz a ultimate trouser e amei! Calça perfeita para trabalhar! Recomendo!

 Colette Patterns
Moldes lindos. Tenho vários, mas ainda não costurei nenhum! Na foto dá para observar que cada um tem um nome. Aliás, essa é uma dica: os moldes gringos são sempre “batizados”. Isso facilita bastante. É só fazer uma busca na internet para ver as centenas de versões. Um mesmo molde pode ter mil caras diferentes!

Aime Comme Marie
Curto muito o estilo da francesa Aime Comme Marie. Adoro os looks do dia que ela posta no instagram. Todos costurados por ela, claro! Ela tem um ateliê, onde vende as peças prontas, por encomenda e os moldes. Comprei a versão impressa do top/vestido Mistral. Em 2 semanas o molde já estava na minha casa. Fiz e amei! Pretendo comprar outros!

Sew Kate Sew
Projetos legais para iniciantes. Fiz o Penelope Peplum, em malha, e deu certinho. Tem moldes plus size. Ah! E algo muito legal para mamães: praticamente todos os modelos tem a versão mini. Para sair vestida igual a filhinha. Sensacional!

Republique du Chiffon
Mais uma francesa que me deixa tonta com tantas lindezas! Uh lala! Tem PDF e impressos. Um mais lindo do que o outro. Quero muito fazer um vestido chamado Viviane. Adivinhem por que?!

Sewaholic
A canadense Tasia faz moldes para quem “pear-shaped woman”. Sim, corpo em formato pera. Alguém se identifica?! Acho que metade das brasileiras vão responder: eeeeeu! Comprei a Belcarra Blouse em PDF (foto acima), costurei e amei o resultado. Já baixei o Renfrew Top (para malha), mas ainda não testei.

O Parisian Top, na foto que abre este post, é uma das minhas blusas favoritas! É de malha, bem molinha, super confortável, mas arrumadinha! A gola em algodão dá um toque retrô, moça comportada, que eu adoro! O acabamento da gola é meio chatinho e exige paciência, mas o grand finale compensa! Fiz duas e pretendo fazer outras.

Katia e sua blusa
© Foto: Katia Linden | Katia e sua blusa!

Costurando com Katia Linden, do Costura, Kátia Costura

Comecei a costurar em 2011. Naquela época, comecei a fazer bolsas, estojos e nécessaires e coisas para minha casa, para aprender as técnicas básicas. Quando ia comprar tecidos, sempre tinha algum que fazia meu coração bater mais forte e na minha cabeça já imaginava um vestido ( minha peça favorita) prontinho com ele.

Comecei a costurar roupas pelas peças mais simples, aquelas que nem precisam de molde pronto para fazer. Fazia alguns cálculos para desenhar uma saia godê ou uma saia franzida. Estas primeiras peças foram suficientes para que eu quisesse fazer outras mais, com aquele tecido escolhido a dedo e com as minhas medidas  – a melhor parte de fazer a própria roupa!

E foi assim que do ano passado pra cá, priorizei costurar minhas próprias roupas, compro pouquíssimas peças prontas. Tem sido muito desafiador e também muito gratificante. É maravilhoso poder sair por aí desfilando uma peça de roupa que você mesma fez. Espero que tenha gostado do meu post sobre a escolha de malhas para costurar suas próprias roupas

Parte dos moldes que eu uso, compro por sites da internet especializados. Os mais legais que eu conheço são de fora do Brasil, então foi preciso praticar um tanto o “costurês” em inglês.

Estes são os meus sites favoritos para garimpar moldes de roupas:

 

Colette Patterns  

É o meu site favorito para comprar moldes, onde sempre encontro modelos lindos, bem femininos e clássicos, sem serem caretas. Os modelos em malha são mais moderninhos, agradam a todos os gostos. Os moldes podem ser comprados em formato digital (você baixa um PDF para imprimir em casa e depois junta as folhas para formar o molde) ou em papel, que é enviado pelo correio.  Confesso que sou muito ansiosa e sempre compro no formato digital, que também é um pouquinho mais barato.

Um molde neste site custa de US$ 14 a US$ 18. Dá para comprar com cartão de crédito internacional ou por paypal. Eu acho que vale a pena, pois além de serem modelos muito bonitos, acompanham explicações bem detalhadas e ilustradas de como montar a peça. Eles fazem um “sewalong”, um tutorial através do site, ensinando as etapas detalhadamente, com muitas dicas e fotos.

Alguns deles acompanham “livretos” extra para fazer embelezamentos diferentes nas peças e deixa-las ainda mais exclusivas. Teve um vestido em que eu fiz uma das versões do molde, mas adicionei um detalhe na frente que eu vi neste e-book. O conteúdo acaba servindo também para outras peças que você costurar no futuro. Conhecimento a mais sempre é bom!

Quanto aos tamanhos, os moldes Colette tem uma boa variedade e, nos moldes mais recentes, tem mais opções de tamanho (do O ao 26 por exemplo). Eu, que não sou magra, costumo fazer as peças entre o tamanho 14 e 16 ou XL.

Através dos moldes da Colette Patterns eu já fiz estas peças:

Para quem quiser conhecer como funcionam estes moldes e produzir uma peça simples, o site disponibiliza dois modelos gratuitos: a regata Sorbetto (eu já fiz e ficou ótima) e um shortinho Madeleine para dormir.

Tenho ainda dois moldes Colette “na fila” para fazer: o vestido Monetta (em malha) e o vestido Dahlia, recém-lançado.

 

– Tilly and the Buttons

Site Inglês, que descobri recentemente.  Comprei o molde do vestido/blusa Coco e adorei! Fiz primeiro a blusa com golinha alta e manga ¾, depois fiz um vestido com gola canoa e manga curta. Isso é muito bacana! Você compra um molde e ele vem com pelo menos uma uma variação para escolher, pode ser de comprimento ou de algum acabamento. Dá inclusive para combinar partes e criar um novo modelo!

Assim como nos moldes da Colette, os moldes da Tilly também podem ser comprados para baixar (foi o que eu fiz) ou para receber pelo correio. Também vem com um tanto de informações, um pouco menos detalhadas exatamente porque tem o tutorial com fotos no blog.

No molde Coco também não fiquei no último tamanho. Antes de comprar o molde é bom consultar a tabela de medidas, então é bom já ter tirado suas medidas com fita métrica para comparar com a tabela fornecida, já que cada site tem sua própria numeração.

A única coisa que gostei no Coco foi o acabamento em ziguezague. Acabei substituindo pelo acabamento com a agulha dupla, que a Andrea mostrou em detalhes aqui.

Para os moldes americanos tem um passo a mais, de converter as jardas e as polegadas em metros e centímetros, mas isso é rápido e pode ser resolvido facilmente com calculadoras da internet.

 

Tenho alguns outros moldes que estão “na fila” para serem produzidos. Comprei após receber ótimas recomendações:

– Sewaholic

Site do Canadá. Comprei o molde do vestido Lonsdale, este veio pelo correio, pois ainda não possuía a versão digital (ele e outros moldes já tem as duas opções de compra).

– Liesl+Co

Esta americana é bastante conhecida pelos seus moldes infantis (Oliver+S), faz um tempo que também possui moldes para vestuário adulto. Comprei o molde do Girl Friday Culottes (que eu entendo como sendo uma saia-calça, achei legal demais), em versão digital.

Em todos sites há informação de quanto tecido é necessário e quais são os mais indicados para fazer a peça.

Que tal fazer uma peça de roupa super exclusiva? Acho que você vai gostar!

Blusa e cupcake
© Foto: Ruby Fernandes | Vivi comemorando a blusa nova ;-)

Obrigada costureiras Vivi Basile e Katia Linden que colaboraram com as dicas e fotos para este post.

26 ZigZags
  1. Luiza Barrocas disse:
    10 de novembro de 2014 às 13:21

    A tilly (tilly and the buttons) é a minha blogueira/sewer preferida! acabei de comprar o livro dela, love at first stitch e é ótimo, ensina todo o básico que uma pessoa precisa saber pra passar a comprar moldes por aí: mangas, golas, botões, como cortar o tecido. E a explicação é pelo sistema imperial e métrico.
    fora que o blog dela é uma delícia de ler, ela parece gente como a gente <3

    Responder
  2. Thais Vargas disse:
    10 de novembro de 2014 às 15:10

    Dia desses comprei a revista Burda em um sebo de revistas aqui em Porto Alegre. Levei 4 exemplares de 2013 por 10 reais (em português de Portugal). Tem uns modelos lindos e as explicações parecem ser super completas. Fica a dica, abs

    Responder
  3. Regiane Santana disse:
    10 de novembro de 2014 às 21:32

    Olá, acompanho o blog há um tempão e ele estava um pouco adormecido… Essas últimas postagens estão botando pra quebrar!
    Adoro o Superziper.

    Responder
  4. Ícaro Vieira disse:
    11 de novembro de 2014 às 05:27

    Oi meninas,

    Comecei a costurar do ano passado pra cá, bolsinhas, almofadas.
    Agora estou viciado em patchwork. Caminhos de mesa, jogo americano, colchas, etc.

    Se possível façam um post sobre corte de tecido, dicas pra adicionar as margens de costura, etc. Tenho um medo danado nessa parte, rsrs
    Enfim, sempre estou de olho nas delícias q vcs postam. Bj grande!

    Responder
  5. fernanda Rodrigues Vieira disse:
    12 de novembro de 2014 às 16:17

    Adorei!!!! Esta matéria veio em boa hora..estou me aventurando nas costuras e estava precisando de umas dicas, valeu!

    Responder
  6. 13 de novembro de 2014 às 21:31

    Uau! Adorei este post! Obrigada por compartilhar com a gente tantos links bacanas! :)

    Responder
  7. Tatiana Alves disse:
    17 de novembro de 2014 às 16:13

    Meninas, estou inciando nessa “fantástico mundo da costura” e gostaria que vocês me sugerissem uma boa máquina de costura para eu começar os trabalhos. Pretendo fazer um cursinho, mas, como sou fã e conheço o potencial de vocês, acredito que irão me dar uma boa dica.

    Bjks

    Responder
    • Andrea disse:
      17 de novembro de 2014 às 22:45

      Oi Tatiana, uma máquina básica como a Janome 2008 ou a Singer Facilita Pro são legais para quem quer começar. bis

      Responder
      • Tatiana Alves disse:
        18 de novembro de 2014 às 10:38

        Obrigada, Andrea. Vou comprar a Singer Facilita Pro. Obrigada por compartilhar coisas tão legais com a gente, Sucesso!

        Responder
      • Tatiana Alves disse:
        18 de novembro de 2014 às 10:47

        Desculpe, mas a Singer Facilita Pro poderia ser a 4411?

        Responder
  8. Claudia disse:
    19 de novembro de 2014 às 13:46

    Post maravilhoso. Estou em um momento de parar de costurar coisinhas para encarar uma roupa. Veio a calhar, perfeito e inspirador

    Responder
  9. 23 de novembro de 2014 às 15:14

    Sou francesa e cheguei aqui no Brasil ha pouco tempo e posso dizer que adoro as marcas francesas “Aime comme Marie” e “République du Chiffon” mas eu prefero ainda mais a marca jovem “Deer and Doe” que cria moldes em francês e inglês e “Vanessa Pouzet” (tudo em PDF). A marca espanhol “Pauline Alice” vale também a pena com moldes em francês, inglês, espanhol, em papel ou PDF. Se você esta acostumada de ler e costurar em inglês, você pode tambem tentar as marcar seguintes que são muito legais e muito atuais : “Papercut patterns”, “By Hand London”, “SALME patterns”, “Victory Patterns”, “Named patterns”, “Closet Case Files”… Acho que eu sou um Shopaholic de moldes rsrsrs

    Responder
  10. Vera disse:
    06 de dezembro de 2014 às 01:23

    Adorei o post, ano que vem pretendo me dedicar com mais determinaçâo e tempo as costurices! Valeu pelas dicas todas.

    Responder
  11. Márcia disse:
    06 de dezembro de 2014 às 08:04

    Olá! Adorei a matéria. Estou procurando moldes para roupinhas para gatos. Tem alguma dica?

    Responder
  12. Taynah disse:
    13 de janeiro de 2015 às 17:38

    Olá! Muito bom esses sites! Mas, não existe nenhum brasileiro que venda moldes? E se não, porque? Muito caros,feios ou não são bons??
    Beijos!

    Responder
  13. andreiafv disse:
    03 de março de 2015 às 15:29

    amei a dica das dos sates …cheguei a baixar um molde da regata ,gratuito que a katia fala na materia…apesar de não saber nada de ingles…mas consegui !

    Responder
  14. shirley goes disse:
    20 de agosto de 2015 às 08:13

    como faço para comprar esses moldes

    Responder
  15. 18 de outubro de 2015 às 13:58

    Olá, se quiserem comprar moldes de roupas femininas, masculina e infantil, já cortados em papel kraft e prontos para uso , com margens de costura. Entre em nosso Blog:
    http://www.promold-rs.blogspot.com , lá você vai encontrar vários modelos e tamanhos de moldes e com condições de pagamento pelo Mercado Pago. Grata.

    Responder
  16. 27 de fevereiro de 2017 às 11:59

    Amei as Dicas! Amooo esse blog!

    Responder
  17. Carla disse:
    16 de agosto de 2017 às 12:56

    Que legal adorei o site, estava pesquisando aqui sobre isso e encontrei seu site, queria fazer um curso de costura você me recomenda um que fosse online.

    Responder
  18. Gabriella disse:
    30 de outubro de 2017 às 15:31

    Amei todos esses modelos, deu até vontade de comprar hahaha Melhor blog! Irei voltar mais vezes.

    Responder
  19. jaqueline disse:
    28 de janeiro de 2019 às 22:28

    gostei das dicas , mas eu tambem indico o site http://www.ohmotherminediy.com , é um site espanhol onde vc consegue baixar em PDF varios moldes de vestidos, blusas para criancas e adultos e tudo gratuito.

    Responder
  20. frete rj disse:
    14 de julho de 2019 às 22:47

    Também gostei bastante das explicações, mas o template do site é muito show relacionado a costura.

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»