21 jan 15
outros bla bla blas
Calendário 2015 de uma página só
por Claudia

Calendário 2015

Confesso que não sou a pessoa mais organizada da família, mas desde que descobri por acaso em uma papelaria este calendário anual de uma página só, eu me apaixonei! Virou hábito ter um grudado na porta da geladeira*.

Como ele tem apenas uma página, dá uma visão geral, de onde estamos e quanto falta para acabar a semana, o mês e o ano. Ele é pequeno e não tem espaço para quase nada, então eu abuso dos símbolos. Por exemplo, assim que imprimo, marco com um coração as datas de aniversários. Nem marco o nome da pessoa, mas já deixo anotado para lembrar que aquele dia é importante.

Apesar das agendas em celulares e na internet, eu ainda gosto de rabiscar com caneta e fazer anotações. Então conforme os dias vão passando, eu marco coisas que aconteceram e que preciso lembrar: viagens, bazares, menstruação, dores de cabeça, eventos, etc. De novo, como não tem espaço, uso códigos: asterisco, siglas, bolinhas coloridas e assim vai.

Apesar de janeiro já ter passado mais do que a metade, eu fiz o meu no Excel e deixo aqui em PDF para quem quiser imprimir… Marquei os finais de semana em cinza e feriados também estão lá. Tudo para facilitar o planejamento e a visualização do ano.

Desta vez, imprimi em papel colorido – ficou mais legal em cima do branco da geladeira!

Calendário 2015

* Nota: os ímãs de tampinha foram ensinados neste PAP :)

19 jan 15
costuraoutras técnicas
DIY: Alfineteiro no pratinho com ímã
por Andrea

ima_abre

Quem costura a máquina sabe que usar muitos alfinetes é fundamental. Mas é uma chatice imensa ter que ficar recolhendo alfinetes espalhados pela mesa e pelo chão ao final e cada sessão. Sem contar que é perigoso deixar alfinetes caídos por aí se você tem animais ou crianças em casa.

Um dos modelos de alfineteiro mais eficientes é aquele com ímã, pois como num passe de mágica, ‘puxa’ todos os alfinetes e organiza a bagunça rapidinho. Tem aqueles modelos prontos e industrializados que eu super recomendo mas dá para fazer uma versão DIY econômica e bem mais charmosa!

ima1

Separe os materiais. O segredo para um power alfineteiro é usar ímãs BEM potentes. Comprei este pacote com quatro ímãs japoneses na Daiso do centro por apenas 6,90! Apesar do tamanho são super fortes, um achado!

Separe também um pratinho pequeno e bacana. Os pires de louça, para xícara de café, são os mais fofos mas é preciso ter cuidado, pois podem quebrar – isso já conheceu comigo :(. Uma alternativa boa é usar um simpático pires ou mini pratinho de plástico, bem duro na queda :).

Por último, uma cola forte, tipo super Bonder ou similar (usei a cola da Scotch).

ima2
A montagem não tem segredo, basta colocar um pingo de cola no verso do ímã e grudá-lo no fundo do prato.

ima3

Quantos ímãs usar irá depender da potência dos mesmos. No caso destes que comprei na Daiso usei apenas dois mas poderia usar os quatro, caso quisesse um alfineteira mais power, para um prato maior ou mais alfinetes. Fica a seu critério. Deixe secar bem!

ima4

Teste o seu pratinho e veja se os alfinetes estão grudando facilmente. Eles não podem cair se você virar o prato ao contrário! Se caírem talvez seja melhor colocar mais um ímã…

ima5

Taí o alfineteiro imantado facilitador da vida nas sessões de costura. Quem tem não troca por nada. Experimenta fazer o seu e me conta o que achou…

Boa costura!

15 jan 15
outras técnicas
Mania de catar conchinhas. E depois?
por Claudia

Pingente de conchinhas

Este passo-a-passo é para quem tem mania de catar conchinhas na praia, cansou de colocá-las em potes ou vidros e quer fazer algo mais com elas.

Nestas férias de verão, tive a sorte de achar muita conchas pequenas, já furadas. Foi então essas que escolhi procurar mais. O furo seria útil em algum projeto que eu ainda não sabia qual era.

Pingente de conchinhas

Em casa, lavei as conchas com água quente e deixar secar à sombra. E enquanto isso, procurei inspiração no Pinterest do que poderia fazer com elas. Muita gente faz aqueles sinos de vento, mas eu não tinha material suficiente. Decidi apenas pendurá-las em fios, formando um pingente.

Veja as etapas de como cheguei no produto final:

Decidi que seriam fios com 4 conchas cada. Separei fileiras por tamanho em cima da mesa, mexendo pra cá e pra lá até chegar no desenho final.

Pingente de conchinhas

Usei um fio sintético cor pink para amarrar as conchas. Cortei no tamanho de 40 cm para ter folga e ser fácil de dar o nó.

Pingente de conchinhas

Ficou uma ligeira diferença de posição de amarração das conchas, comparando os fios. Mas isso não é um problema, pelo contrário, o pingente ganha um movimento mais interessante. E com um fio longo, é possível ajustar a posição antes de finalizar.

Pingente de conchinhas

Eu usei uma pérola e uma argolinha de bijuteria para fazer a união dos fios na ponta. Passei tudo pela pérola com a ajuda de uma agulha grossa e dei um nó na parte de baixo.

Com a argolinha, ganhei a flexibilidade de escolher onde pendurar. Por enquanto está na porta de casa, embaixo do olho mágico. Mas testei na porta da varanda e na do banheiro e também gostei do resultado.

Pingente de conchinhas

Acabei criando meu próprio souvenir desta viagem!

Tenho mais algumas, maiorzinhas e diferentes entre si. Essas ainda não decidi o que fazer… E vocês, já deram alguma utilidade para as conchas trazidas da praia?