07 ago 07
ateliê craftoutras técnicas
Organizando sobras de linha de bordado
por Andrea

Eu tinha muitas sobras de linha de bordado na gaveta. Muitas mesmo, algumas com mais de 10 anos de idade. E as sobrinhas estavam todas emaranhadas, formando um ninho de rato de proporções inigualáveis. Até que uma ida ao armarinho fez com que eu encontrasse estes quadradinhos mágicos.

Organizando sobras de meadas

Aí é facil, não tem nem explicar. É so enrolar as sobrinhas de linha nos quadradinhos.

Organizando sobras de meadas

E arrumar tudo numa caixinha transparente! É claro que nada impede que você mesma fabrique os seus quadradinhos hadmade, com papel cartão ou o material que tiver à mão. Mas este é o tipo de acessório tão baratinho às dúzias que, quando achar, não hesite e leve. Com sobrinhas de linha organizadas a sua sanidade na hora de bordar vai permanecer intacta.

Organizando sobras de meadas

Aliás mais alguém é adepta do bordado à mão, como eu ? Confesso que por um tempo deixei minhas meadas e bastidores negligenciados, mas recentemente resolvi retomar. Tudo culpa de livros japoneses fofos e deste desenho que o Kurt Halsey fez exclusivamente para o Sublime Stiching (aquele que não é o bordado da vovó!!) .

************
Também no Superziper: Pegue uma caixa de sapatos e organize suas fitas em rolo !

12 jul 07
ateliê craftoutros bla bla blas
Organizando o estúdio – Onde guardar rolos de fita ?
por Andrea

Estamos inaugurando uma nova seção que irá falar sobre organização de estúdios. Sim porque apesar de gostarmos de fazer bagunça criativa também precisamos ter tudo arrumado e à mão. Por uma questão prática, pois sabemos que ter materiais sempre organizados afeta enormemente a produtividade de quem faz crafts.

Eu sempre estou bisbilhotando os grupos de organização de craft rooms no flickr atrás de inspiração. Mas esta idéia em particular eu peguei revista Martha Stewart Living. Ela fez um dispenser de fitas como este mas usou com uma caixa nova, linda e marthastewartiana. Já eu me apoderei do espírito de reciclagem e usei uma caixa de sapato Melissa que estava rolando em casa faz um tempo e fiz a minha. Olhem como ficou:

caixa de fitas

Acho que as fotos já dizem tudo. Vai então um resumo da ópera de a) à d):

a) Corte com ajuda de um estilete um retângulo fino em uma das laterais maiores da caixa – recomendo fazer um buraco de no máximo 0.5 cm, assim as fitas não ficarão saindo do lugar na hora de puxar. Como vocês podem ver o meu ficou um pouco largo, não repitam o meu erro!

b) Coloque um espeto de madeira para churrasco ou qualquer outra vareta similar on interior da caixa. Não pode ser menor que a largura da caixa, se for maior, corte o excesso de modo a deixá-lo bem encaixado na horizontal.

c) Passe o espeto por dentro dos rolos de fita, viés, barbantes.

d) Encaixe e tampe. Tá pronto! Quem disse que o que é legal tem que ser complicado ?

Se você tiver muitas fitas e viés em rolo faça várias caixas como esta e agrupe por cor e em degradée. Ou tenha caixas por motivo, com todas as fitas xadrezinhas juntas numa caixa e todas as de poá em outra.

As caixas de Melissa são ideias para fazer este dispenser mas se você não tiver uma delas à mão vale forrar uma caixa de sapato com um papel estampado.

E vocês ? Contem como vocês organizam seus materiais , adoramos saber !

PS: Como vocês podem ver a Cláudia tá de volta ao blog desde ontem. Eêeeeeeeee :-D !

 

19 jun 07
ateliê craftoutros bla bla blas
Como eles guardam os botões?
por Claudia

O jeito de guardar (e organizar) botões em armarinhos na Inglaterra é diferente do Brasil. Em São Paulo me lembro de vê-los sempre em gavetas, que quando abertas tinham váaaarias divisões, cheias de botões. Em geral, as gavetas eram organizadas por cores: botões brancos, botões pretos, etc. Mas tinha também a gaveta dos botões chiques e mais caros, de festa, de madrepérola, com cristais e pedrinhas. Me lembro também de uma loja no Shopping Eldorado, que na década de 80 tinha amostra dos botões à venda numa pasta tipo de papel de carta. Os botões estavam presos amarrados no papel e você ia virando as páginas e olhando as opções disponíveis.

Aqui na Inglaterra, as lojas guardam os botões dentro de tubos plásticos transparentes, parecidos com tubos de ensaio. Na tampa fica presa uma amostra (com um pedacinho de arame) e na lateral há uma uma etiqueta com a referência e o preço. Os tubos então são guardados em nichos/prateleiras, empilhados na horizontal.

Guardando botões (UK)

Vi esse sistema pela primeira vez num mercado de rua. O vendedor guardava os botões nos tubos. Eu precisava repor um botão de uma jaqueta e foi muito fácil de achar um parecido. Por ser uma barraca de feira, os tubos estavam acomodados dentro de uma caixa. Fiquei maravilhada e achei que isso era criatividade do vendedor. Mas o tempo foi passando e fui conhecendo mais e mais armarinhos e descobri que o método era mais comum do que eu imaginava. Vi isso na Chapel Market Sewing Centre, uma loja pequena perto da estação Angel do metrô, especializada em consertos de máquinas de costura. Vi o mesmo na seção de haberdashery da John Lewis, uma loja de departamentos (o site não mostra toda a variedade que eles têm, uma pena porque a loja é o máximo). E de novo na Liberty* – uma outra loja de departamentos, bem mais chique. Essa é de morrer, principalmente a parte de tecidosexclusivos.

Guardando botões (UK)

A foto acima eu tirei numa lojinha de esquina, chamada Richardson Fabrics, em Leigh-on-Sea, uma cidade muito pequena na costa da Inglaterra (oeste de Londres).

Pra repetir essa idéia em casa, me lembrei de umas marcas caseiras de cosméticos, que colocam xampu e sais de banho em tubos PET. Esse tipo de embalagem pode dar certo, vai depender do tamanho dos botões que você tem. Achei pra vender online. Pra quem mora em SP me lembro de ter visto aos montes na Rua Silveira Martins, no centro, nessas lojas que vendem embalagens e essências.

———-
* exemplo de totebag feita com tecido da Liberty (por Anna Torborg)