16 jul 07
outros bla bla blastricô e crochê
Quando o rock encontra o crochê e o tricô
por Claudia

No quesito música, tem gente que ama a Björk Guomundsdótti, assim como tem gente que a odeia. Mas uma coisa ninguém pode negar – ela é sempre über criativa, ela inova, ela é a artista mais ousada da atualidade no quesito visual. O último CD dela, o Volta, não é exceção – quando vi a capa pela primeira vez na Internet há alguns meses atrás fiquei um pouquinho mais fã. Me digam que outra artista pop teria o dom de fazer uma foto de capa tão absurdamente craft como esta ?

crochet freeform

É uma mistureba de cores berrantes com formas malucas e cara pintada, tudo pegando fogo. Mas o destaque da capa na minha opinião é a roupa feita de crochê, ou para ser mais exata, freefrom crochet (já ouvi traduzirem como “crochê maluco” em português)- que como o próprio nome diz, é um crochê que é feito anárquicamente, sem seguir receita e portanto pode resultar em formas orgânicas imprevisíveis. Você fica livre para criar roupas e objetos nas formas que você bem entender e se quiser até misturar crochê com tricô. O freeform tá aí pra acabar com a idéia que crochê é sinônimo de toalhinha de mesa da vovó. Será que esta moda chega aqui ?

Quem está por trás da criação da capa é a Icelandic Love Corporation que além de roupas em crochê freeform faz também fotos, instalações e performances. Islandeses loucos ! O CD Volta já saiuno Brasil. Eu confesso que não ouvi ainda . Mas se tem um CD que eu compraria só pela capa, com certeza seria este.

Ah, parece que ela vem este ano para o Tim festival. Só espero que o figurino do show seja no mesmo nível !

O tricô

Imaginem a seguinte história: um segurança gigante feito de tricô que anda pelas ruas de Nova York como se fosse o King Kong. Ele caminha furioso em direção ao prédio do estúdio Capitol Records, onde uma banda de garotos está gravando uma música. O gigante escala o prédio, com a mão quebra uma das janelas dos últimos andares, e tenta raptar o vocalista. Mas eis que alguém muito sagaz puxa um fio da mão do gigante (que, lembre-se, era feito de tricô), prende a pontinha ao gravador, e o monstro vai se debatendo e se desfazendo aos poucos. Só que ele é forte e consegue, mesmo assim, machucar o mocinho (não vou entrar em detalhes, porque é tão surreal que chega a ser engraçado e vocês merecem a surpresa).

Loucura? Esquisitisse? Pelo contrário! Essa é uma descrição resumida do videoclipe de 3 min. da música “Walkie Talkie Man” (2004), da banda neozeolandesa Steriogram, dirigido por nosso queridinho Michel Gondry (sim, já escrevemos sobre ele).

O que isso tem a ver com o Superziper? Tudo! O cenário, as roupas, os objetos, os intrumentos, o estúdio (enfim, quase tudo) é tricotado. E tem lã pra tudo quanto é lado. O clipe mais crafty da história. Você tem que ver.

Aqui tem um vídeo com o making-of. A designer de produção e tricoteira, Lauri Faggioni aparece no vídeo, tricotando no chão :-)

_________
Nota: na pesquisa de links para esse post, acabei encontrando três coisas legais:
1. o novo videozinho do Michael Gondry no YouTube, chamado “Will it De Blend?“. Hehehe, ele cismou com a técnica de filmar cenas em rewind.
2. o perfil da trcioteira e designer Lauri Faggioni na revista House & Garden (clique aqui para ver a página escaneada). Ela tem uma história de vida bem legal!
3. os indicados, pela mesma revista, como Tastemakers de 2007 . São mais de 60 nomes, em 17 categorias. O brasileiro Hugo França aparece como destaque em móveis/decoração. E aqui tem a foto de todos os Tastemakers juntos – o ambiente da foto ficou tão inspirador, dá vontade de entrar nessa sala e sair produzindo alguma coisa :-D

4 ZigZags
  1. Angela disse:
    16 de julho de 2007 às 21:51

    adorei tudinho!! já comprei um pattern lá no free form,assisti o video, o making of, rsrs, bjos

    Responder
  2. Angela disse:
    16 de julho de 2007 às 21:51

    adorei tudinho!! já comprei um pattern lá no free form,assisti o video, o making of, rsrs, bjos

    Responder
  3. Angela disse:
    16 de julho de 2007 às 23:44

    olha esse post, tudo a ver com o q vcs disseram, estão up to date hein meninas, bjos
    http://whipup.net/2007/07/16/process-at-thread-and-yarn

    Responder
  4. Angela disse:
    16 de julho de 2007 às 23:44

    olha esse post, tudo a ver com o q vcs disseram, estão up to date hein meninas, bjos
    http://whipup.net/2007/07/16/process-at-thread-and-yarn

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»