21 set 07
outros bla bla blas
Estresse criativo
por Andrea

Com certeza quem faz crafts já passou (ou vai passar por isso).

– Você tem mil idéias na cabeça mas não consegue executá-las por falta de conhecimento técnico ou por pura falta de tempo;

– Sua máquina de costura emperra bem no dia que você tem encomendas para entregar;

– Você gastou uma fortuna comprando tecidos por impulso que agora estão empilhados no canto da sala, empoeirando;

– Alguém copiou (ou “se inspirou” ) nos trabalhos e está vendendo no Flickr na maior cara de pau;

– Correio entra em uma greve que não tem previsão para acabar;

– Além de crafts você ainda tem um trabalho 9 to 5 para dar conta, chefe, marido, cachorro, peixe, filho, casa, academia, blog e sabelámaisoquê !

– …………………………(preencha com o seu imbróglio craft)

Tudo isso pode contribuir para o seu nível de stress criativo se elevar. Há meses atrás vivenciei alguns sintomas. Queria botar minha lojinha no ar de uma vez por todas. E vivi na pele o que eu já desconfiava. Ser crafter independente é o máximo mas também dá MUITO trabalho.

Você tem que ser autosuficiente em todas as áreas. Além de produzir os objetos você precisa fotografá-los. Mas não é simples assim. Fotografar inclui produzir muito bem as fotos para que traduzam as qualidades do seu objeto. Melhor manjar bem de Internet para montar o seu site. Ter que passar horas editando texto com informações. Tem que pensar na embalagem que vai usar ( plástico ? papel ?). Na etiqueta. No cartãozinho que vai junto (tem que ter, né ?). Vai ter que manjar de preços de correio e bolar pacote, papel bolha… Xi e se quebrar ? Melhor comprar mais papel bolha. E corre pro correio, que num mundo ideal nunca faria greve. Tem que responder e-mails de possíveis clientes. E divulgar, sem parar. Basicamente você tem que executar os 4 Ps do Marketing ao mesmo tempo !!!

Deu conta de tudo isso ? Parabéns, pode começar tudo de novo, esta é a vida de crafter independente! Mas tudo vale a pena quando os pedidos começam a entrar e pessoas te escrevem contando que adoraram o que compraram. E você pode falar de boca cheia “Eu sou uma crafter independente and I am proud of it “ .

Já que o assunto do dia é este, negócios, separei 3 links interessantes:

Creative commons: Imagino que vocês já conheçam esta licença gratuita para conteúdo digital, mas lembrem-se que ela também serve para criações off line. Você que faz trabalhos originais, já pensou em proteger seus crafts com esta licença ?

Craft Inc by Meg Mateo Ilasco: Já citamos este livro aqui, parece ser o máximo para quem quer começar a levar os crafts além do hobby

Craft Boom: Site em inglês com varias dicas que podem ser úteis no seu negócio criativo

9 ZigZags
  1. Carol disse:
    21 de setembro de 2007 às 15:58

    me sinto compreendida! =)

    Responder
  2. 21 de setembro de 2007 às 19:27

    nossa, me vi nessa descrição toda…..e sei que nao estou sozinha!!!!
    como a carol disse, me sinto compreendida!!!
    mas cheguei num ponto q precisei de ajuda, estou em fase de testes com uma costureira, mas ainda sobrou todo o resto pra fazer!!!!!!
    mas apesar de tudo, I´m proud of it!
    ;)

    Responder
  3. Cristine Cartacho Paz disse:
    21 de setembro de 2007 às 20:08

    Adorei este post! Andrea, se vc fosse jornalista… estava contratada para trabalhar comigo!!!! Rs. Vc é ótima para pautas. Mas sabe, conheço muitos designers e crafiteiros, vários já estabelecidos no mercado. Eles tb passam por tudo isso ainda. Os custos de tudo no BR são altíssimos. Então, temos que nos virar e desenvolver mil habilidades.
    Mas vamos lá, em frente!!!

    Responder
  4. 22 de setembro de 2007 às 08:59

    amei o post…
    muito útil

    Responder
  5. Fabiane disse:
    22 de setembro de 2007 às 10:47

    Bem , eu entrei neste mundo flickr faz pouco tempo , mas percebi que o mais difícil para mim fora quando a máquina emperra e a inspiração não vem , é fazer a produção “profissa” das fotos e ainda com uma máquina mais ou menos. é ter que fazer tudo , produzir , divulgar e vender . Ha e despachar também . ^^).

    Responder
  6. Juliana Andrelloti disse:
    22 de setembro de 2007 às 11:26

    …Desde que a mulher “rasgou seus sutiens” temos que conviver com esta jornada multipla. Para tornar o “fardo” menos pesado temos que administrar melhor o tempo e priorizar o que é mais importante no momento.Tenho feito isto e tem dado muito certo!
    Quanto as cópias de trabalhos, temos que nos acostumarmos e usar o fato como combustível para criarmos peças novas e não queremos ficar estabelecidas em uma única produção,no meio craft isto não funciona.
    Sou leitora assídua, gosto de todos os temas abodardos.Sucesso!

    Responder
  7. Andreia disse:
    22 de setembro de 2007 às 22:21

    Ahhh,

    Não há melhor descrição para o momento em que estou vivendo!
    Faz semanas q venho aprontando tudo: criação de produtos, marca, cartões, etiquetas, fotos, compra de domínio, layouts mil….enfim, espero que em 2 semanas eu consiga aparar as arestas do que falta =)

    Responder
  8. Violet disse:
    23 de setembro de 2007 às 12:04

    me sinto compreendida! (2)
    hehe
    é bem difícil mas acho que não me imagino mais fazendo outra coisa,claro que uma ajudinha não faria mal,mas no momento tenho que ficar só comigo mesma.

    Responder
  9. Milk&Toast disse:
    24 de setembro de 2007 às 19:50

    Perfeito :)

    me sinto compreendida! (3)

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»