30 nov 07
outros bla bla blas
Encontre seu caminho criativo
por Claudia

campbells
Peso de porta Campbell’s, por F de Feltro, feito para uso próprio

Estou lendo um livro* sobre a arte de escrever bem. E ao ler o trecho abaixo, de cara achei que, embora ele esteja falando sobre escritores e a arte da escrita, isso se aplica muito bem à critividade que usamos para fazer nossos crafts. Já vi muita gente reclamando (as vezes com e outras sem razão) que seus trabalhos foram copiados por outra pessoa. Acho que este texto serve como reflexão para estes casos:

… um motivo para se ter o hábito de ler é aprender com os outros. Inicialmente talvez você ache que está copiando outros escritores e, certamente, esse era o meu caso: o meu primeiro livro era um pastiche de vários estilos diferentes – de Jane Austen, passando por D.H. Lawrence até Kurt Voneegut. Eventualmente eu consegui me liberar das influências deles, mas logo no inicio esta influencia não foi uma coisa ruim: há muito o que se aprender em termos de sintaxe, ritmo e autoridade com esses três escritores. No final, no entando, é vital que você encontre sua própria voz. Se não, sua historia será sempre uma cópia superficial e velada de um original melhor. Aprenda com outros escritores, e com todas as letras isso significa (dentro das leis de copyright), que você até pode pegar algumas coisas emprestadas dele, mas terá que usar suas próprias palavras ….

“A poor poet imitates, a good poet steals”, T.S.Eliot

* Writing a Novel, de Nigel Watts

***************
Campanha “I Buy Handmade”: Estamos adorando ver a adesão em massa no flickr. Vamos lá ainda tem tempo de tirar uma foto com os dizeres “I Buy Handmade” e postar até a proxima sexta-feira, dia 07. Quem postar vai entrar no mosaico .

12 ZigZags
  1. 30 de novembro de 2007 às 16:38

    P E R F E I T O !!!!!!!!!!!!

    Responder
  2. Andrea disse:
    30 de novembro de 2007 às 17:00

    “A poor poet imitates, a good poet steals”
    Concordo plenamente, respeitando os direitos dos outros sempre!

    Responder
  3. 30 de novembro de 2007 às 17:49

    Adorei este post sobre autoria. O limite entre inspiração e cópia, às vezes, é muito tênue e com facilidade pode ser desrespeitado. Acho muito importante que a gente pense (e discuta) sobre o assunto, para não se perder nas próprias teorias sobre ética, direito autoral, etc. O respeito é sempre muito importante: com a gente e com os outros! Bjos!!!

    Responder
  4. Cristine Cartacho Paz disse:
    30 de novembro de 2007 às 18:17

    Não acho que a questão seja apenas direto autoral ou ética. O problema está na acomodação intelectual e criativa.
    A inspiração, a observação e a pesquisa fazem parte do processo criativo. O desafio está em descobrir sua própria linguagem e para isso não basta copiar, tem que pensar, entender, discutir, refazer, rasgar, recomeçar… até encontrar o caminho.
    Duas coisas pra gente pensar:
    * um caminho é copiar apenas, porém a fonte pode secar, sem contar que não há uma linguagem coerente em tudo que é produzido.
    * o difícil exercício da criatividade é o caminho para trazermos sempre idéias novas e encantadoras.

    Claudia, adorei o post!
    bjs

    Responder
  5. 01 de dezembro de 2007 às 17:28

    Estava conversando com uma amiga, que tem sua loja em Belo Horizonte, a respeito disso há duas semanas.
    Ela é formada em moda e me falou uma coisa muito bacana: no início rolava uma recusa em copiar, imitar, ela queria tudo original, tudo saído da cabeça dela. Com o tempo ela começou a ver a impossibilidade disso e como ela não tinha controle sobre as influências, como tudo já está aí, presente, e o que ela podia fazer é dar “a cara dela” às roupas e bolsas.
    Fiquei um tanto bem impressionada por isso pq desde pequena eu tenho uma dificuldade enorme em criar “pa-pum” da minha cabeça. Sempre li muito, tive um olhar grande para o que estava à minha volta e era/é daí que tiro minha criatividade, da “reciclagem” (é um termo tão da moda que eu tenho receio em usá-lo) de idéias. E sempre me senti roubando um pouco as idéias alheias.

    Gostei muito do post porque deu para que eu refletisse mais um pouco sobre isso e, quem sabe, me sentir mais à vontade com minhas criações. :)

    Responder
  6. 01 de dezembro de 2007 às 17:29

    mmm É Carol que postava aqui antes, aí em cima. A minha conta no gmail é louca e agora entrou com o nome do flickr. rs

    Responder
  7. Claudia disse:
    02 de dezembro de 2007 às 17:17

    Beti, Andrea, Menina de 70, Cris e Pintinho… a idéia era essa mesma: abrir espaço para se pensar no assunto e ouvir o que as pessoas tem a dizer a respeito disso. Foi legal ler os comentários de vocês :-) Voltaremos a falar de criação mais vezes.

    Responder
  8. Lu Gastal disse:
    04 de dezembro de 2007 às 00:44

    olá meninas. há pouco tempo conheci o superziper e hoje tô viciada. nesse tema de cópias/inspiração eu já surtei. fiquei triste, brava, desanimada, mas hoje não esquento mais… a qualidade do trabalho sempre se sobressai, e eu também adooooooooro me inspirar nas idéias alheias!

    Responder
  9. sueli disse:
    04 de dezembro de 2007 às 23:34

    Adoramos a idéia pois somos artesãs (e da “melhor idade”) , e vemos como aqui no Brsil o que é feito a mão´não recebe a valorização que merece. Mas ainda não sabemos muito bem como “postar no flickr”, podemos mandar a foto do trabalho que estamos fazendo para a campanha para o e-mail superziper@yahoo.com.br ? Obrigada,um abraço, Sueli (faça-nos uma visita no blog, aguardaremos)

    Responder
  10. 08 de dezembro de 2007 às 00:31

    lançarem uma campanha… NÃO COPIEM … CRIEM!

    seria bem legal…
    A gente pode se inspirar , mas nunca copiar…as pessoas deveriam encontrar seu estilo e por a bola pra frente… na verdade tem gente que quer tudo pronto, não da´pra reinventar a roda , mas dá pra dar umas modificadas né mesmo?

    Responder
  11. meg disse:
    11 de dezembro de 2007 às 23:11

    I like how you used the button for the soup bowl. Sadly I cannot read spanish, but your pictures and projects are lovely.

    Responder
  12. 18 de dezembro de 2007 às 22:16

    Gostei bastante deste post, qdo entrei no curso de estilismo minha professora dizia a mesma coisa, ao fazer as siluetas das moças, no princípio sairia parecido com o dela até a gente aprender as proporções assim com o tempo e treino se acaba ganhando estilo próprio…….bjinhoss Sá

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»