Texto e foto por Cris Paz, blogueira convidada.
Vou começar este texto afirmando que eu queria viver somente das vendas do varejo. Ganha-se mais, há o contato direto com o cliente e o feedback é instântaneo. Opa, acordei! Estamos no Brasil, país que pisa sem dó no microempreendedor, por isso precisamos ter na manga várias “frentes” de venda. É o que eu faço na Chez Cris. Veja bem, de todos os posts que escrevi para o Superziper, este será o mais pessoal.Acredito no potencial do mercado para os crafters pois tem muito gente talentosa aqui. Mas precisamos amadurecer, profissionalizarmos e nos unir. Calma, pessoal não é papo de sindicalista não. Deixa eu explicar. Temos que praticar preços justos aos nossos produtos, respeitar a concorrência (sim, ela é saudável e essencial para não ficarmos acomodados, sabe?), dizer não às cópias, fazer muita (mas muita mesmo!) pesquisa para trazermos itens sempre criativos e surpreendentes, com conceitos e utilidade.
Precisamos de muita garra e persistência para sobreviver com o nosso próprio negócio no Brasil. Mas sabe, não fico pensando nisso e muito menos me lamentando, senão desanima, não é mesmo? Bom, chega de papo e vamos ao que interessa.
Antes de mais nada: o preço!
Você precisa decidir em quais frentes de vendas que irá atuar, isso influênciará o cálculo do preço final de seu produto. Por exemplo, se for comercializar somente para o varejo, some todos os custos, mais a mão de obra e dobre o valor. Ai você terá o preço final do produto (mais uma vez, isso não é regra). Às vezes, o produto vale mais que o valor final da conta. Não tem jeito, tem que aprender a ter feeling para precificar, não é ciência exata.
E se quiser atuar também vendendo para o atacado, veja direito qual será a sua margem para o preço atacado e também para o varejo. Você não deve vender para o varejo com preço inferior do que seu cliente lojista. Exemplo: Vendeu para logista a X, este venderá o produto por XX, você deve vender a XX também, do contrário, seus dias de negócios com o atacado estão contados.
Um resumo das minhas três frentes de venda:
* Vendas no varejo
PREÇO – Como trabalho com o atacado também, tenho duas tabelas: uma para os lojistas e outra para o varejo, esta última possui exatamente os preços sugeridos de venda que indico aos lojistas.
FRETE – Por conta do cliente, mas não é regra.
FORMA DE PAGAMENTO – Era somente à vista com depósito bancário mas eu perdia vendas, ficava frustada. Agora, tenho PagSeguro Uol, que aceita cartões de crédito e débito.
DESCONTO – Só aplico desconto quando a compra é boa e o valor pago à vista.
* Vendas on line
Entendo que é importantíssimo vender on line. No caso da Chez Cris, 90% das vendas para o varejo são on line. Estou começando no Elo7, mas ainda é cedo para medir o resultado. É um investimento relativamente pequeno, portando mais acessível.
Existem várias outras plataformas para lojas virtuais ou você pode montar uma loja no seu próprio site, o que exige um investimento mensal, o que pode pesar nas despesas. Mas não descarte, ponha de lado, para planos futuros.
* Vendas atacado
PREÇO – Como já falei, trabalho com duas tabelas uma para atacado e outra para o varejo. Mas vender para o atacado não quer dizer vender a preço de banana, tudo tem que ser calculado, tem que ser bom para o lojista e para você.
FRETE – Por conta do cliente.
QUANTIDADE MÍNIMA – No meu caso aplico um valor mínimo de compras.
FORMA DE PAGAMENTO – 20 dias
DESCONTO – Só quando a compra é boa e o valor pago à vista.
* Desenvolvimento de produtos
* Digo não à consignação
A gente é tão ingênua e sonhadora no início, né ? Quer ver logo os produtos nas prateleiras de uma loja bacana. O lojista, esperto, sabe disso e se oferece para ficar com seus produtos em consignação. Eu já fiz e digo que para mim não serve. Hoje não trabalho mais com consignação. Só tive experiências ruins, péssimas. Além do lojista não respeitar a marca, ele não cuida das peças. Como não pagou pelos produtos, não faz o mínimo esforço para vender.
As dicas que eu mencionarei acima não são nada demais e nem são regra. Talvez muitas de vocês até já pratiquem todas elas. E o que é bom para mim e para minha Chez Cris, pode não servir para você. Minha dica é sempre absorver o conteúdo e aplicá-lo da sua maneira!
A nossa vida é feita de escolhas. E o melhor, é que podemos reavaliar nossas escolhas sempre. Se não estiver satisfeita, analise e mexa na sua estratégia de vendas. Eu mesma já perdi as contas de quantas vezes já mudei de rumo!
Faz parte do jogo ;).
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Por final meu agradecimento :
Andrea e Claudia, adorei o convite para ocupar durante um mês este espaço tão querido e respeitados pelas (os) crafters. O tema “negócios” é muito importante, pois levando informação para um maior número de leitores e ajudamos a formar o mercado, fortalecendo-o e quem sabe gerando mais e mais negócios justos e lucrativos.
Às leitoras queridas, desejo toda a sorte do mundo. E lembrem-se, um produto só acontece quando nós mesmas acreditamos no potencial dele.
Bjs e boas vendas
Cris Paz
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Na comunidade do Superziper no Flickr estão rolando vários debates interessantes sobre:
* vendas atacado
* consignação
Vai lá e opine, esta espaço é de vocês !
ADOREI a matéria!!!! Muito obrigada!!!
Gosto muito de seu blog. Aproveito bastante seus posts. Parabéns! Sucesso!
Muito, muito boa!!!! Tô enrolando prá ler desde que você postou. :)
Cris, muito bacanas seus posts!
cris, vamos sentir saudades dos seus posts :). muito obrigada pela participação, estreiou com chave de ouro a seção !!!!
Sua participação foi fantástica!!!
Dicas maravilhosas pra todo mundo que está fazendo de seu amor pelas “manualidades” sua profissão!
Beijos!!!!
Fantástica série, eu amei todas as postagens ! Cris, obrigada por sua generosidade em compartilhar sua experiência conosco !
Muito sucesso para vc !
Beijos !
Olá,
tive conhecimento do blog essa semana e estou surpresa com a qualidade e quantidade de informação! Maravilhoso! Parabéns meninas!!!!!
Sucesso a todas.
Beijos, Juli.
Juli, volte sempre!
Adorei a matéria, gostaria apenas de acrescentar com base em minhas experiências que a loja virtual própria requer muitos investimentos em propaganda e divulgação para dar retorno e os sites como Elo 7, Mercado Livre, Toda Oferta, Etsy e Ebay facilitam muito a venda por serem opções para a venda virtual ja conhecidas pelo publico. Caprichando no título do anúncio, seu produto é facilmente encontrado pelos mecanismos de buscas. Claro que se for possível ter tudo é nota 10.
Parabéns pelo blog!
Está me ajudando muito, muito mesmo…
Vou começar a vender meus produtos essa semana… estava cheia de dúvidas… Obrigada!
Assim que conheci, adicionei no favoritos e tb no flickr!
BEijos!
Parabéns pelo blog!
Está me ajudando muito, muito mesmo…
Vou começar a vender meus produtos essa semana… estava cheia de dúvidas… Obrigada!
Assim que conheci, adicionei no favoritos e tb no flickr!
BEijos!
Adorei a matéria, gostaria de acrescentar com minha experiência quanto ao preço, de fato cada caso é um caso, pois não posso com o meu produto somar os custos e depois dobrar o valor fica supervalorizado e se comparado com outros que estão no mercado o seu ficará na prateleira por muito tempo…então penso que um estudo de mercado para saber qual preço esta sendo praticado vai muito bem também! Bjs. Giordana
Adorei a matéria, gostaria de acrescentar com minha experiência quanto ao preço, de fato cada caso é um caso, pois não posso com o meu produto somar os custos e depois dobrar o valor fica supervalorizado e se comparado com outros que estão no mercado o seu ficará na prateleira por muito tempo…então penso que um estudo de mercado para saber qual preço esta sendo praticado vai muito bem também! Bjs. Giordana
Ótimas dicas, Cris!! O que eu sinto é que o trabalho artesanal não é valorizado o quanto deve. dificilmente consigo vender meus produtos pelo preço que eu acho que valha. Tenho a impressão que em cidades maiores, São Paulo, por exemplo, as artesãs conseguem estipular um preço mais aceito pelo público. Mas, aqui em Curitiba percebo que o público opta na grande maioria das vezes pelo valor monetário somente, em detrimento à qualidade do produto. Isso, às vezes, desanima um pouco. Mas, como o amor pelos paninhos, linhas, pincéis e tintas é bem maior que o desânimo, sigo em frente!!! Grande abraço.
Adorei a matéria! Deu uma ótima luz!
Eu já passei algumas coisas citadas acima c/ o atacado, quando representava uma confecção.
Estou iniciando no artesanato e, de cara, prefiro o avarejo.
bjs