A primeira coisa que você precisa aprender para fazer os vários tipos de embrulho furoshiki é o *nó básico*. Todos os embrulhos e bolsas que vamos mostrar levam este nó.
No workshop, a Sofia Kamatani ensinou a técnica com a repetição de um mantra:
” Coração sobrepõe a razão, razão envolve o coração
Coração sobrepõe a razão, razão envolve o coração ”
Traduzimos. Segure as duas pontas do lenço, uma com a mão esquerda e a outra na direita. A mão esquerda simboliza o coração e a direita a razão. Comece passando a ponta esquerda por cima da direita e a direita envolvendo a esquerda e passando por baixo. A ponta que começou no lado esquerdo volta para onde estava (inverta as pontas de mãos) e comece o mantra novamente. O lado esquerdo passa por cima do direito e para terminar passe o direito pelo miolinho.
Pra ilustrar, fizemos um mini video com a Andrea dando o nó basico:
Todo esse ritual não é frescura. A grande sacada é que este nó é forte mas facilmente desatável, afinal o furoshiki serve de embrulho e a pior coisa seria receber um pacote e ter que ficar cutucando com a unha até achar um espacinho para desatar o nó.
Se você não conseguir desatar o seu nó ” puxando” como a Andrea fez aos 00:46 do video é porque está errado. Assista o vídeo de novo e tente até dar certo. No curso a Sofia teve de repetir mil vezes até a nossa ficha cair. Mas com o Youtube ninguém se cansa, então, abusem do replay!
*********************
Também no Superziper: O “nó que não desliza” – ou nó cirúrgico – que eu fiz no começo desse ano tem a mesma lógica do nó do furoshiki. Graças aos comentários de vocês descobrimos que ele também é conhecido como nó de escoteiro, nó de correr e nó direito. Assista o vídeo aqui.
Amei o post!!! vou aguardar os próximos ensinamentos!!!!!!
Ficou sensacional! vou indicar o post para minhas amigas que gostaram da minha bolsa…
Bjkas
Adorei!!! como sempre arrasaram!
beijocas
Olá meninas, acho que fiz um nó tão errado que não consegui nem desmanchar! Rs
Mas calma, já aprendi! Você ensinaram direitinho, sempre via minha Batian andando com essas "bolsinhas" com "nózinhos" pra lá e pra cá, mas não imaginava que é tão fácil de fazer!!!
Um bom final de semana!
Beijos!!!
Nossa! Agora até eu irei fazer uns nós básicos do furoshiki! Clever! XD
Abraços,
.faso
Adorei e já aprendi direitinho! :)
bjs
Parece fácil!
Pra quem conhece alguns tipos de nós, esse chama Nó Direito…
Adorei! vou comprar um tecido bem bonito!!!!
Adorei, muito prático!
http://www.erikapalomino.com.br/erika2006/fashion.php?m=9622
Para quem se empolgar, tá rolando um concurso! olha o link acima, no blog da Erika Palomino
wow, mas essa bolsa esta linda, e a ideia do nó é muito legal. adorei, e muito obrigada por postar. tenho que achar os tecidos urgente =] obrigada de novo
Obrigada, meninas. Estou esperando os próximos!
Adorei !
Vou praticar.
bjs
Nas primeiras tentativas, errei e depois ficava difícil pra desmanchar o nó. Vi que estava fazendo a segunda parte errada. Acertei e já treinei várias vezes!
Enquanto espero os próximos vídeos, vou atrás de uns tecidos bonitos…
Beijo!
já carrego comigo o meu lenço quadrado no lugar da ecobag… muito legal!
Obrigada!
consegui fazer e amei a novidade. abraços…..stela fernandes
Hum, tava revendo o laço do nó do post de abril, e é o mesmo do furoshiki, como foi mencionado: nó de escoteiro, nó direito ou ainda nó quadrado. Uma dica pra lembrar é que os fios se unem como se fosse o símbolo da Chanel , os C cruzados.
Na verdade, o dito nó de cirurgião tem duas laçadas no 1º seminó (dá 2 voltas), porque fixa melhor, especialmente fios sintéticos (como o nylon).