Taí minha primeira meia de tricô ! Quem diria heim ? Não terminei então, na verdade é uma ‘meia meia’. Mas como dá pra ver, as partes mais punks já foram feitas, como a ponta e o calcanhar. Agora só falta tricotar o caninho hoje a noite, assistindo a segunda temporada de True Blood. E o outro pé de meia, claro.
Tentei duas receitas. A primeira foi esta aqui que pedia o cable cast on (da E Zimmermann). Fiz mas achei que a ponta e as laterais ficaram feias e largonas. Não sei se era assim mesmo ou eu que fiz alguma coisa errada. Desisti.
A segunda tentativa foi a Universal Socks porque dá coordenadas para se fazer uma meia do tamanho exato do seu pé ( tem transformar as medidas para polegadas, ugh….). Usei o crochet provisional cast on . Tudo certo. Consegui fazer as diminuições da ponta, os chamados short rows, lado direito e lado avesso. Mas meus problemas começaram aqui. Não achei um video legal e “for dummies” e que explicasse como fazer a parte de trás da ponta, ou seja, como tricotar shorts rows da parte de trás grudando na parte da frente pela lateral. Ficaram buracos e o formato ficou esquisito. Penei, bastante. Quem acompanhou minha angústia no twitter, sabe: eu refiz a ponta umas oito vezes até acertar. Em todos estes anos nesta indústria vital esta é a primeira vez que desmancho tanta vezes um tricô ! Também, depois disso aprendi de vez e deslanchei.
No outro pé de meia quero tentar fazer a ponta com o cast on magico e o calcanhar com short row japonês, tricotado na circular. Vamos ver como me saio.
Eu resolvi fazer a meia em ponto barra 2X2 . Com é a primeira, não tenho muita manha de fazer textura de lace e coisa e tal. Uma meia basicona e que não escorregue do pé tá otima. A solinha deixei só em ponto meia, li por aí que fica mais confortável pra pisar.
Acho que outra coisa que me fez desmanchar a ponta várias vezes foi a minha estréia no mundo maravilhoso das agulhas Addi. As bichinhas são ótimas e deslizam facinho facinho. Tão fácil que várias vezes o ponto escapuliu da agulha eu newbie e perfecionista tive que desmanchar fileiras inteiras pra consertar o estrago.
Muita gente ama tricotar meias e agora eu entendo o porquê. É um projeto que é fisicamente pequeno, gasta pouca lã e dá pra exercitar várias técnicas ao mesmo tempo. Sem contar que usar uma meia de lã feita em tricô manual é aquele tipo de indulgência luxo que eu adoro.
Eu penei pra fazer a minha primeira meia mas curti muito, viu ? Estou numa fase de desafios, de querer tentar coisas novas com lã fininha. Já encomendei um livro só de meias e estou com vários novelinhos de lã que comprei na Ellan, prontinhos pra serem usados. Sinto que as minhas Addi turbo vão continuar bastante ocupadas nos próximos meses.
( Quase esquecendo…Usei duas agulha circulares Addi Turbo 2,5 mm e uma sobra de lã sem rótulo, acho que é Pinguim Cristal 100% acrílica)
*************
Também no Superziper: Não tricota mas gostou do visual vermelho total nos pés ? Aquela sua sandália de couro velhinha ainda tem potencial. Complexo de Dorothy ?
Ai… que vontade de fazer… Mas ainda não domino as agulhas de tricô!
Posso fazer um pedido?
Ensina a gente a tricotar…
Adoro o blog de vocês!
Simplesmente linda.
Eu não consigo fazer pela ponta do pé,não adianta.
Parabéns.
Beijão.
Nossa que trabalho fantástico! Adorei!
Amore, que fofosidade sua meia! Lá no site das tricoteiras.com tem receitas de meias lindas e fáceis e tudo de bom pra quando a gente não quer/não pode quebrar a cabeça com receitocas difíceis. :o)
http://www.tricoteiras.com
Eu já estou traduzindo as receitas para minha mãe fazer para mim.
Amo coisas de tricô, crochê, tear… mas as minhas habilidades neles são limitadas.
Ainda tenho um cobertor de boneca Suzy que fiz qdo era pequenina e uma saia para mesma boneca. Se eu encontra-los, vou tirar uma foto.
Eu assistia a minha mãe tricotando e queria fazer tb.
Mas… descobri que gosto mais de usar do que tentar fazer. Mas quem sabe no ano que vem, eu não tente algo assim?
Vai que a minha 'habilidade' relaxa e deslancha!
Linda a sua meia nova :)
adorei esta meia e fiquei louquinha para faze-la, mas não entendo nada em ingles… voce não tem esta receita em portugues??? ou onde eu possa encontra-la??? adoraria poder confecciona-la. um beijo e muito obrigada…
Que linda!!
Como eu já desisti de aprender trico, meu sonho é aprender a fazer meias de crochê, a vou!!
Andrea, foi domingo a sua teimosia né???? Eu vi pelo twitter. A minha mãe faz um montão de meias e super rápido, vou ver com ela a receita e passo para vc. Parece que é bem fácil, pois ela andou testando várias.
A meia meia está linda! Estou acompanhando a saga no twitter, viu? Isso aí, a gente é brasileira e não desiste nunca!
Linda demais! Parabéns!
Obrigada pela visita
Andei pelo seu blog inteiro e gostei de tudo
A primeira meia ? Nem parece está perfeita ,linda mesmo
Volte sempre
Beijos
Edil Pontes
Eu acho que as pessoas que fazem meias assim tão totally fit vão direto para o céu. Que trampo! Mas ficou linda, ainda mais pelo momento tomate-cereja-catchup-maçã.
Tenho vontade de aprender a fazer tricô direito, mas acho que isso requer uma nova encarnação.
Parabéns! Eu adoraria fazer meias, mas só de pensar que tem que juntar quatro agulhinhas e se virar naquela cama de gato… não desisto, mas deixo pra daqui uns 50 anos, kkk!!!
Vocês me dão vontade de experimentar fazer uma também! Parabéns pelo blog, tão bacana sempre.
Nossa, não consigo tricotar assistindo tv! Menos ainda com o Bill na minha frente… Acabei de assistir o penúltimo episódio da segunda temporada…
Linda, linda, linda!
Não ouse colocar um sapato em cima, a não ser que seja uma melissa transparente!
Hehe!
Meninas, descobri uma loja ótima no Elo7 e vim compartilhar com vocês. A Lilian faz botões handmade lindos, e ela me prometeu que semana que vem vai ter os botões de nove furos! =D
Passem por lá:
http://www.elo7.com.br/arteemceramicaplastica
Beijos!!!
que inveeeeeeeeeeeeeeeeeejja… adoro adoro adoooooro
LINDA SUA MEIA!!!
bEIJINHOS
aNA
MEDO de você!
Meias!
Eu gosto de meias tricotadas, ainda mais as que são do joelho pra cima (mais trabalho e mais la, mas fica tao sexy e um ar vintage, hehe).
Só não gosto das lãs multicoloridas.
Sucesso na outra meia, a que eu to tricotando ainda tá sem ponta (problemas técnicos – falta de linha preta pra terminar e preguiça de tingir o pedaço de linha branca que eu tenho)
Meninas ganhei váááárias agulhas de trico, tow esperando os videos com as aulinhas hein!? hehehhe
bjooos
Olà! Adorei sua meia.A cor entâo; sem comentarios.Como nâo sei fazer meias com 4 agulhas gostaria muito de aprender.Você poderia me ensinar? Ficaria muito feliz em poder aprender.Aguardo sua resposta.Muito obrigada. solangeolveira@rendaturca.com.br
Antes de tudo, parabéns pelo blog, é maravilhoso!!! Eu também não sei fazer meias e engrosso o time das que gostariam de aprender. Caso você tenha um tempo, será que poderia nos ajudar ? muito obrigada e um abraço
Também fiquei interessada em aprender essa novidade. Na verdade, para mim é tudo novidade. Mas ainda não tinha visto ninguém fazer meias começando por baixo. Se puder me enviar a receita, meu email é ranusiacr@gmail.com.
Olá,
Achei linda sua meia e gostaria de saber se pode me passar a receita traduzida.
Parabéns
meu e-mail é:mariapaulasilverio@yahoo.com.br
Desde já agradeço
Oi vc pode me dar a receita?? rosederbedrossian@ig.com.br obrigada
Olá! Amei as meias!!! Um charme total!! Estou começando um projeto de meias e acabei parando aqui, só que as minhas serão feitas com 4 agulhas (que por sinal nunca usei antes!) vamos ver se da certo. Tomara que fiquem com metade da beleza dessas ai.
Parabéns!!!!!
eu sou miriam de cosmopolis, gotaria que se pudesse postasse a receita da meia que fez na agulha circular. beijos e obrigada
b
Oi adorei sua meia queria saber se vc pode me mandar a receita ou onde posso encontrar.Tambem sou amante dos fios e linhas se alguma dia precisares de alguma receita e eu tiver é so pedir, nao tenho blog nem twiter mas posso enviar por email.Agradecida bjs Regiane
Regiane, a receita eu adaptei da web, o link está no post. Bjs
Olá poderia nos repassar a receita em portugues. Ficou tão difícil de entender. Obrigada.
Ah mas que maudade. Faça um video e mostre sua receita adaptada pra nós por favor.
Eu sempre quiz ter meias tambem em trico.Ate que um dia comprei uma resvista que tinha. A receita era estranha de se entender, fiz minhas adaptações sofri mas deu certo. Mas amei as suas e quero fazer iguais. Por favor coloque a receita pra nós, em ingles nao entendo necas. Bjs
Amei essa meia, será que você podeira me mandar a receita desta meia, quero muito fazer pros meus filhos. Achei lindo esse modelo. Você é genial. Te aguardo!!!
Não mandamos receitas por email, se tivermos disponível ela estará linkada no post. bj.
Adorei a meia!
E morro de vontade de fazer… mas não sei qual receita usar!
Tem como me passar alguma?
De preferencia em português, mas se não tiver… em inglês serve mesmo.
Estou tentando achar, mas ta dificil… e os links q vcs publicaram ja não existem mais tirando esse: http://knitty.com/ISSUEspring06/FEATmagiccaston.html que achei bem bom também.
Aguardo… respondam no meu email, se não for mto abuso. para eu não me perder por aqui..
Beijinhos!!
adoro o site de vcs!
Boa tarde Adrea !!
A algum tempo vi um video de como fazer meias aqui na sua pg , a pessoa ensinava desenhando , o fóco era o calcanhar , ela mostrava como fazer pra nao deixar buracos ,o video era em ingles . Só que formatei meu pc e perdi o end. se vc souber por favor publique ai novamente .
Obrigada .
zenilda
Então , eu não sei tricotar mas morro de vontade de aprender, por isso, gostaria de saber se vocês tem alguma coletânea de dvds que ensinam pessoas assim como eu, “iniciantes” a aprender essa técnica tão bonita e pelo jeito gostosa de fazer. Ah, e quanto custa ? Aguardo respostas, e obrigada.
amei quero saber onde comprar o livro de receitas só de meias , ou suas receitas pois quero faze-las obrigada um abraço
Estou querendo aprender o calcanhar e achei um site inglês, chama Very Pink mas achei complicado e não estou encontrando as agulhas de duas pontas. Onde consigo as receitas em Portugues? Parabéns suas meias estão belíssimas.
Que pena que só está em inglês a receita.