Sabe quando você termina um projeto mas não fica completamente satisfeita, tipo, sabe que dá pra melhorar mas não tem os materiais certos ? Quando fiz o meu primeiro colar de tule a la Vera Wang a sensação era exatamente esta. A idéia tinha potencial mas devido aos materiais, achei que o resultado final ficou meio grosseiro. Fiz, bloguei mas lá no fundo eu continuei com a idéia de fazer uma versão melhorada do colar. Com calma, fui atrás dos materiais ideais e nada me tirava da cabeça que faltou algo fundamental – a renda, que aliás está super na moda ! Depois que vi alguns acessórios em renda na Anthropologieme senti mais confiante quanto ao tipo de material para fazer meu próximo colar. Ficou assim:
O que mudei na segunda versão:
1. Concluí que eu estava usando os materias errados. O tule nacional, sintético, fica meio grosseiro se usado sozinho. O colar tem que levar renda para criar um desenho de base.
2. É legal dar um contraste entre brilhos/canutinhos e pérolas na hora de bordar. O meu colar anterior estava ‘brilhoso’ demais.
3. É melhor usar uma fita, de outro material no pescoço. O tule sozinho fica duro e pinica.
Não segui nenhum um PAP, fui improvisando na hora de fazer e deu certo. Usei os seguintes materiais:
– Goma líquida sintética da marca Gomaflor (frasco de 500 ml custa R$ 11,00 no Bom Retiro);
– Peça recortada de renda de algodão;
– Pedacinho de tule branco para fazer a ‘base’;
– Perolinhas, canutilhos;
– Tira de fita de organza, para amarrar no pescoço;
– Linha e agulha;
– Tesoura e pincel.
Eu usei uma renda antiga, de algodão, que garimpei na
feira de Hammersmith. Se você procurar na gaveta da sua avó pode achar uma igual, hehe. Cortei um motivo da renda e deixei um pouco de borda. Foi super no olhômetro mesmo.
Como a minha renda era bem molinha e fina, decidi engomar. Passei a goma líquida com um pincel. Fiz isso próxima a uma janela pois o cheiro é bem forte – a goma é soluvel em álcool. Umedeci bem e deixei secar de um dia para o outro. Fica toda durinha ! Aparei as bordas com a tesoura.

Eu ainda costurei a renda numa base de tule por trás, só pra dar mais suporte ao bordado e o colar não ficar molengo. Se a sua renda for grossa e firme acho dá para pular esta parte.
Bordei mini perolinhas e canutilhos à mão. Não tem posição certa, é só ir pregando onde você acha que fica legal, acompanhando ou preenchendo os motivos da própria renda.
Por fim, costurei em cada ponta uma tira de fita bem leve e transparente. Ficou assim ó:
Este colar não saiu tão baratinho, tive que comprar a goma, renda, fita então investi no mínimo uns R$ 30,00 em material, que pode ser dividido em vários colares.
Mas eu desta vez eu fiquei super contente com o resultado. Aliás quem está modelando na primeira foto é a minha cunhada Kátia, que também amou o colar ! Cai bem até pra compor um look festivo para a virada de ano novo, né ? Vai bem com tudo, e renda é sempre luxo.
**********************