Quem acha que a gente só faz DIY de mulherzinha se engana. Tudo que é do universo faça-você-mesmo nos interessa. E como defendemos a ideia que todo homem moderno tem que saber pregar botão e lavar uma louça, nós mulheres também podemos nos aventurar pelo mundo das chaves e brocas. Como um hobby divertido ou por necessidade, você é quem sabe.
Por isso neste último sábado, dia 15 de maio, fomos à oficina Mão Na Graxa, que as Pedalinas promoveram aqui em São Paulo. A ideia era ensinar mulheres que pedalam a fazer uma manutenção básica nas próprias bicicletas.
Vou confessar que hiperventilei me deu um certo frio na barriga quando soube da primeira lição: tirar a roda da bike para aprender a remendar pneu furado. Mas respirei fundo e encarei o desafio. We Can Do It, como já dizia a Rosie Rebitadeira, eterna musa do DIY.
A recomendação da Talita foi trocar o pneu traseiro, que é o mais difícil de soltar por causa da corrente. Se conseguir, o da frente é moleza.
1. Para tirar a roda de trás, a primeira coisa a fazer é soltar o cabo que prende os freios. Se for soltar a roda da frente, pule esta parte.
2. Vire a bicicleta de ‘cabeça para baixo’ apoiando o guidão e o selim no chão.
3. Hora de tirar a a roda. É necessário ter uma chave como esta da foto, usei a #15 mas depende da bicicleta.
4. Solte a porca que prende a roda – se estiver dura pode pisar na chave até soltá-la. Repita do outro lado.
5. Empurre a correia até desenganchá-la e soltá-la da roda. Retire a roda completamente da bicicleta, mas pode deixar as porcas presas para não correr o risco de perdê-las.
6. Usando um objeto pontudo (ou o verso da tampinha da câmara), aperte o pininho interno da válvula para soltar o ar e esvaziar a câmara.
7. Em seguida, com ajuda de um par de espátulas (ou uma colher), solte o pneu da roda para tirar a câmara de dentro.
8. Com a ajuda de uma bomba, encha o pneu. É hora de achar o furo. Vale enfiar a câmara dentro de um balde de água e procurar de onde saem bolhinhas de ar. Neste caso, a gente localizou o furo pelo barulho do ar saindo. Para ter certeza, colocamos um pouco de saliva por cima da área suspeita de furo – sem nojinho nestas horas.
9. Localizado o furo, é hora de fechá-lo. Estes kits de remendo são fáceis de usar, já vêm com tudo menos lixa.
10. Primeiro, lixe a área em volta do furo para tirar a sujeira e facilitar a aderência.
11. Depois, tire o pó, espalhe uma camada de cola e espere alguns segundos.
12. Coloque o remendo adesivo e ajude a fixar esfregando o dedo por cima para grudar bem. Se o remendo vier com um plástico protetor, retire-o.
13. Para colocar a câmara de volta basta encaixá-la pelo pino, tomando cuidado para não tirar a faixa interna de proteção, que serve para proteger a câmara do atrito com o metal da roda.
14. Na hora de encaixar o pneu, use de novo a mesma espátula (ou colher) que usou para soltá-lo.
15. Encha o pneu lembrando da calibragem. A dica que me deram foi encher até que fique bem firme, mas que ainda ‘afunde’ um pouquinho ao apertar com o polegar.
16. Hora de recolocar a roda na bike: veja qual a indicação de direção/direction marcada no pneu para não colocar a roda ao contrário (nem todos os pneus têm essa marcação, ok?).
17. Encaixe a roda de volta, prendendo o mecanismo na correia (no caso da roda traseira). Por último, aperte bem as porcas dos dois lados usando a chave.
Pronto, você trocou pneu, you can do it :D
Não mostrei a foto da minha mão no início do post por questões psicológicas. Brincadeira ;). Tenho certeza ao conseguir fazer tudo isso sozinha você vai se sentir tão super-poderosa não vai nem ligar para uma sujeirinha aqui e acolá.
Valeu Pedalinas pela iniciativa e pelo encontro inspirador! Estamos esperando ansiosamente pela Mão na Graxa II, III, IV ……
Oi Andrea!
Parabéns pelo site, você escreve muito bem! Tão bem que eu li este post todinho, mesmo não tendo bicicleta!
Um abraço e boas criações!!!
Inté…
Good job!!!
Adoro essas coisas de “macho” rsrsrs. Martelos, chaves de fenda, desde pequena ficava rondando meu pai, martelando aqui, ali.
Adorei o post…
Oi!!1
Adorei o post. Espero nunca precisar, mais agora, já estou
preparada.ehehehehehe
Obrigada por compartilhar.
Bjusss
Meninas…
Eu realmente acho que vcs vão gostar disso aqui… rs***
http://meme-rose.blogspot.com/2011/05/me-likey.html
Nada como juntar aquilo que a gente curte, né?
;-)
Beijocas!
que lindos , lia ! o banquinho é fantástico. só não entendi direito como a ‘saia’ de crochê é pregada na roda….
Então, a saia é vendida pela Simeli com uns clipezins em formato de flor, tem aqui:
http://www.simeli.nl/welcome/page.php?ID=765&lang=1
Vc compra a saia e junto vão os tais clipes pra afixar na beirada do protetor do pneu…
Como aqui a gente não tem, fiquei pensando se não valeria prender com cola de artesanato ou mesmo algum tipo de clipe.
Mas antes de experimentar, preciso arrumar a bicicleta…
eu ja conhecia a simeli, estas saias estão bombando na web, todo mundo dando RT, hehe. o clipe eu não conhecia mas o formato é super especifico… queria achar um substituto baratinho. bj
Cês vão me perdoar, mas eu não curti muito. Cor demais, poluído… Talvez uma coisa mais chapada eu acharia mais legal.
Adorei o site de vcs. É bem criativo!
Virei seguidora!
Peço que visites o meu blog:
http://tecido-doce.blogspot.com/
Mandou muito bem, Andrea.É isso, nós podemos.
Adorei o post. Parabéns. Vocês são extremamente charmosas.
O detalhe importante é que a bike da história está inacreditavelmente limpa. A minha é bem diferente… Minha corrente carrega no lubrificante uma pastinha de substâncias desagradáveis adquiridas na rua. Os pneus são um caso de imundície à parte porque não fico escolhendo o terreno.
O resultado padrão para mim não seriam mãos limpinhas como essas lindas aí da foto, costuma ser uma sujeira chocante!
Beijos
Muito bem executado :) só faltou uma coisa: Passar a mão por dentro do pneu vazio e achar o que furou o pneu (prego, ferrinhos,pedaço minúsculo de arame de aço de pneu radial, parafusos, pedra, vidro, etc) senão normalmente fura de novo…
Para facilitar a manobra “on the road” vale a pena investir em uma “haste com blocagem para cubo” aqui imagens http://goo.gl/OSQJq, custa tipo uns 9 reais & em uma luva de algodão, aquelas com borrachinhas coladas para o grip
ah, levar uma camara-de-ar reserva e uma bomba tmbm é uma boa, depois remenda em casa a furada.
boas dicas!! principalmente essa de procurar a “fonte” do furo.
Oi oi Andrea, gostei bastante, ja tinha visto outras dicas e trocar pneu mas sempre com termos tecnicos bla bla bla e coisa e tal que me deixava ainda mais confuso… meus pneus ja estao precisando trocar, bom ainda roda um pouco mas como estou querendo mudar o visual da bike, comprei uns com faixa branca e pretendia, eu mesmo troca los, mas confesso que estou com medo da roda traseira, nao necessariamente de tirar mas de colocar, sei la, alterar alguma coisa na regulagem das marchas, a corrente ficar saindo…
Vou ler e re ler seu post e ver se a coragem surge :)
Obrigado
PH
Poxa a minha bike tá parada a meses pq sei fazer o processo todo menos colocar a o pneu de volta :c vc deu conta de colocar de volta sozinha? Na minha opinião essa é a parte mais difícil e que deixou a desejar, como firmar o pneu sem que depois ele saia do eixo? como arrumar a correia de maneira certa no raio? (nem sei se é raio mesmo) – (outra coisa que podia ter, um dicionario basico pra essas coisinhas que a gnt nao sabe o nome). FAZ UM TUTORIAL 2!!!