Vou ensinar um truquezinho básico para quem tem como se aquecer com uma lareira no frio fenomenal deste inverno. Eu adoro brincar com fogo, mas nunca soube direito como manter a chama acessa com facilidade. Eu era daquelas que tinha que ficar plantada ao lago da lareira, remexendo na madeira, empurrando as brasas, colocando mais álcool, trocando as toras. Em resumo, sempre foi um processo de alta manutenção e pouco aproveitamento.
Até que eu aprendi os truques… e eles sempre existem, não é?
O mais legal (e craft) de todos é essa invenção de dobrar folhas de jornal em formato de trança, que faz a função de manter o calor na parte baixa do fogo. A lição veio dos conhecimentos de uma família irlandesa, mas acho que nem é exclusividade de lá. Esses ensinamentos correm por várias culturas, imagino que devem ser comuns em lugares frios.
Dependendo do tamanho da lareira, umas quatro ou cinco são suficientes para ajudar no começo do processo. É claro que você vai precisar também das madeiras menores e um pouco de álcool. Mas o jornal dobrado desse jeito não faz sujeira e mantém o calor por mais tempo.
É bem facinho de fazer, em 3 etapas:
– depois de dobrar o jornal, segure cada ponta com as mãos e vá puxando e folgando até que elas se separem e formem um “canudo”
– a dobra da trança é alternada, uma “perna” de cada vez, sempre passando por cima do lado que já foi dobrado. Uma vez que você pegar a manha, é tranquilo ir até o final
– reserve um pedaço das pontas para fazer o acabamento final, se você não fizer essa dobra interna, a trança se desfaz. Ah… e quanto mais justa e firme a trança, melhor.
Fizemos um passo-a-passo para quem quiser colocar em prática:
Se você tem experiência ou quer dividir truques para fogueiras, lareiras e afins, deixe seu recado aqui nos comentários. Com a temperatura despencando, aposto que serão úteis.
Parece ser uma ótima dica para quem tem uma lareira e o tutorial ficou muito fofamente desenhado!
Pena – ou não – que isso é muito distante da minha realidade, quer dizer, moro em Recife (para os íntimos, HELLcife) e aqui resolve-se o frio com apenas um casaquinho, hehe.
oi!
eu uso essa dobradura com revistas para decoração de são joão
vou tentar com jornal para a próxima lareirada em família
obrigado pela dica
Não faz sujeira mesmo? Então serve pra acender churrasqueira tbm!
Nossa Claudia, que meigo esse passo-a-passo!
Beijos
Nó de pinho.
Pelo menos aqui no Rio Grande do Sul é fácil de encontrar e mantém o fogo que é uma beleza. Ótimo para começar o fogo, também.
Ola EME, estamos com dificuldades em ascender um no de pinho. Existe algum macete ?
Olá amigas, ótima idéia! Vou testar na próxima noite gelada. Até para o fogão de lenha vale a idéia. Tenho um na minha cozinha e testarei nele também! Obrigada e beijinhos.
Também uso nó de pinho, mas apanho para começar o fogo!!!
Vou testar hoje :)
Ah achei fofo os desenho do passo a passo :)
Olá meninas, demorei mas voltei.
Já aprendí acender e manter a chama, só me falta…”a lareira”.Já que aqui as construções são parede e meia, quem sabe um dos vizinhos aceita metade de uma lareira.Por enquanto vou de lãs e aquecedor elétrico.
Quando passo por aqui, além de aprender….divirto-me muito.
Artigos informativos e de aprendizado mas sempre com um toque de bom humor, isto é ótimo e nos faz muito bem.
Abraços e Sucesso sempre!
Sou nova por aqui, cheguei ao Supersiper porque estou começando a fazer tricô. A-M-E-I os tutoriais Tricô, sim!
Estou adorando os post de crochê e costura!!!
Aposto que muitos familhas da Irlanda vao ficar orgulhoso com este dica deles publicado aqui na supreziper.
Obrigado Bundle
Tenho outra dica.
Se derramar óleo de cozinha no jornal ele demora mais para queimar, faz menos fumaça e acende por inteira a lenha.
ADOREI a dica da trança.
Fazia isso só com jornal amassado, assim deve ficar bem melhor!
Parabéns pelo passo a passo.
AMO lareira! Adoro o cheiro de lenha queimada !
Eu fazia assim mas só torcia o jornal.
Nó de pinho tb é ótimo. Uma dica é deixar as futuras toras a serem queimadas próximas o suficiente para aquecerem, mas não para queimar, que assim, qdo repor a madeira, não corre o risco de perder a chama. Outra dica para a lenha queimar devagar e manter a lareira por mais tempo é saber controlar a saída de ar da chaminé. E se vc tiver lareira no quarto, lembre sempre de deixar uma entrada de ar, pq o fogo consome o oxigênio do local, e se não houver uma entrada, pode causar um acidente.
Lareira me lembra Monte Verde…Saudades daquela cidade !
Brilliant idea! It’s hot hot hot here right now. 95 degrees… But when we do a bon fire to roast marshmallows, this would be perfect to get the wood burning!
Thanks!
Amei tudo.Cai aqui pelo chaveiro de tampinhas.
Com isso me lembrei sim(bons tempos) das tampinhas com carinhas da Disney…Sniffff!!!!Já joguei tantas fora e agora estão com preço de ouro.
Sabe ando guardando sacolas de supermercado de lembranças? Vai que sumam mesmo e só serão vistas em museu.Mire-se no exemplo daquelas tampinhas.
Olá meninas! No começo apanhei muito pra acender lareiras mas hoje as coisas estão um pouco mais fáceis :-). Outra dica além do óleo de cozinha é o diesel. A vantagem sobre o álcool é que ele não explode, e se sua lareira não colocar fumaça pra dentro não dá cheiro nenhum. E claro que a lenha quanto mais seca melhor. Bjbjs
Nossa, amei o blog de vocês…..
Parabéns……muitas dicas boas…
Quando tiverem um tempinho vou adorar uma visita…
http://santinhadopauoco.wordpress.com
Beijosss
A minha mãe guarda para nós acendermos a lereira cascas de laranjas seca, é um exelente combustivel inicial, pode usar que dá certo. Segundo ela, era usada para acender o fogão a lenha da minha nona.
bjs
Rosana
MTO LEGAL!!! Já fiz e achei ótimo!
Que legal essa trança! Vou experimentar!
Sei que o post é antigo e já devem ter achado um jeito de acender o fogo no nó de pinho, mas aqui segue minha dica: https://santadecasa.wordpress.com/2016/05/18/truque-para-acender-o-fogo-da-lareira/
;)