A Britex é uma loja de tecidos super tradicional em San Francisco. Estive lá na cidade há uns meses e aproveitei para visitar essa loja que estava perto do meu hotel. Cheguei no sábado cedo e tive sorte de pegar a loja aberta, porque os horários são também de antigamente – fecham as 6 em ponto. Durante a semana eu não teria tempo, então foi ótimo passar algumas horas lá dentro como primeiro passeio na cidade. Os amigos talvez não entendam, mas sei que os crafters aprovam este tipo de “turismo” :)
Então, como não amar uma loja que tem um luminoso de luzinhas piscantes e que o slogan diz “Fabrics, Fabrics, Fabrics”? Desde a entrada você já se sente atraído por este paraíso.
São quatro andares (o térreo e mais três) de pura tentação para costureiras e amantes das artes de tecido. Felizmente, eles deixaram fotografar a loja e os produtos. Tirei mais de 100 fotos. Muitas delas ilustram este post e o álbum completo está no Flickr para quem quiser se deliciar em um quase tour virtual.
Para pessoas detalhistas e pacientes como eu, dá para gastar fácil mais de 2 horas passeando por lá. Além de variedade, eles têm tecidos bem específicos e caros, tipo um metro de lã Chanel por 150 dólares. E tinha também lãs lindas italianas, e feltros de uma qualidade incrível, além de seda em todas as cores imagináveis, e botões fantásticos, flores de tecido, um sonho.
Eu teria aproveitado mais a variedade de produtos e tecidos se tivesse ido com alguns projetos em mente. Mas como apareci lá sem me programar, só me restou xeretar as prateleiras e procurar achados e itens inusitados.
No fundo, eu me sentia como naquele filme que o menino pobrezinho acha no chocolate o convite dourado para visitar a Fantástica Fábrica de Chocolate!! Pelas fotos vocês vão entender, vou mostrar um pouco de cada andar e tirem suas próprias conclusões. Avante ao passeio!
Aqui, uma cena de cada andar. Pela profundidade dos corredores dá para ter uma ideia do volume de itens e variedade que eles oferecem. São prateleiras e mais prateleiras em um prédio antigo de pé direito alto, calculem! A foto do primeiro andar (canto superior esquerdo), que na verdade é o térreo, eu tirei do fundo para a frente – reparem no toldo vermelho lá no finzinho.
Aqui são algumas cenas do primeiro andar, onde eu encontrei lãs, sedas, tecidos chiques de festa e forros. Aliás, nem sabia que marcas como Chanel e Missoni vendiam tecido por metro! Pelas paredes e cantos, você sempre encontra ideias e inspiração do que fazer com os materiais daquele andar. Mas eu pirei mesmo com as escadas de madeira, que estão por lá há 65 anos, com as marcas do tempo. Delícia!
Olha como eles valorizam a história que têm. Nas paredes (de tijolinhos), vários pôsteres e cartazes das promoções e anúncios que eles fizeram nos jornais da cidade. Aliás, a loja tem elevador, mas andar pelos andares usando as escadas foi bem mais legal. Falando em coisas antiguinhas, no terceiro andar, você encontra também um armário de vidro com raridades e fitas vintage.
Aqui, algumas cenas do segundo andar – foco em tecidos para decoração, algodão, linho, sintéticos, veludos. Olha que legal as explicações escritas a mão nestes tecidos. A tesoura presa e enrolada no fio de decoração me lembrou imediatamente da infância, quando acompanhava minha mãe nas lojas de tecido de SP – sempre invejava a rapidez com que os vendedores manipulavam os rolos de tecido, mediam e cortavam. Aliás, neste andar comprei pra ela um pedaço de tecido pink estampado com cerejonas vermelhas para fazer uma toalha de mesa. Vejam que a loja é super iluminada – janelões em todos os andares.
Daí que cheguei no andar do pecado. Anotem, é o terceiro andar. Botões, rendas, fitas e toda a sorte de acessórios e itens de armarinho.
Eu me esbaldei. Afinal, com laços, fitas, galões e apliques eu não aguento.
Ah sim, e ainda havia uma enorme seção de acessórios para máquinas de costura, linhas, alfineteiros e coisas que nunca tinha visto. Foi difícil sair de lá!
Penas, brilhos, fechos também fazem parte deste andar. Assim como pingentes, e também uma mini-livraria.
Tem também um cantinho com enfeites perfeitos para noivas. Brilhos, flores delicadíssimas em tecido, fivelas, pentes, rendas, tudo em tons de branco.
Mas juro que neste andar eu não sabia nem por onde começar. Era muita coisa, information overload!
E as flores de tecido? As flores, ah as flores. Quem frequenta o Superziper talvez lembre que lá por 2007 ou 2008 eu fiz um curso de flores de fita perto de Londres – já gostava dessas coisas faz tempo. Esse lugar era o paraíso! Reparem que eles também fizeram flores com tecido Pucci – não que faça meu gosto, mas onde mais se encontra isso?
Achei que sairia falida de lá, mas a sorte é que em todos os andares têm uns cantinhos de promoção (sale) – ou seja, dá para levar umas coisinhas sem detonar o cartão de crédito.
Ops! Quase me esqueci dos botões. Como poderia? Olhem o tamanho da parede para eles.
São tantas prateleiras que eles colaram etiquetas de números para as colunas e de letras do alfabeto para as linhas. Tipo assim, “moça, quero aquele botão de madrepérola amarelo em forma de coração da I-7”. Para facilitar, eles estão divididos por cores, formatos e materiais.
Mais alguns, super delicados e diferentes. Quero trocar todos os botões das minhas camisas e casacos, socorro!
Uma coisa legal é que eles têm amostras de tudo. Pode mexer, tocar, pegar, comparar. Afinal, é o lugar para quem produz com as mãos, quem é criativo, inventa, combina. Precisa ter acesso fácil e poder manipular.
E para quem está começando, não tem problema também. Em todos os andares eles espalham objetos feitos a mão para inspirar e fazer a gente se sentir mais a vontade ainda!
Sim, porque é uma loja de criativos para criativos. Não deixem de reparar nas “baguncinhas” dos vendedores. Eu não só xeretei como ainda fotografei! E a latinha para guardar fita métrica é de brinde, pode levar!
Por último (ufa!), deixo duas ideias legais para quem quiser se inspirar.
1) A roda de máquina de costura usada como manivela para regular o espelho de corpo inteiro.
2) Puxadores estrategicamente parafusados nas laterais dos móveis para guardar as réguas e os métros.
Se alguém planejar viagem para San Francisco, super recomendo. No site tem o endereço, horário de funcionamento, cursos, promoções e etc. Aqui: http://www.britexfabrics.com/
E a nossa galeria de fotos na íntegra está aqui: http://www.flickr.com/photos/super_ziper/sets/72157634638330602/ – clique no slideshow que fica na tela toda!
Ai! Que tudo! Amei essa loja! Quero todos os andares, mas o terceiro é PERFEITO!!!
Viva o 3o andar!
Meu Deus preciso conhecer. É simplesmente linda demais. Fiquei apaixonada. Gostaria de saber sobre preços das rendas. Como é para comprar em grande contidade.
Meu Deus!! Nossa Senhora da boa costura… essa loja é show!
Amei essa loja… Com certeza sairia falida de lá, mesmo com as promoções… eu tenho uma atração pelas coisas mais caras… rs, embora me controle sempre, é onde meu olho (gordo) sempre cresce mais… (nas coisas caras). Em novembro estarei indo pra Itália, já estive lá, mas na ápoca, não me interessava tanto assim pelos tecidos… vcs tem alguma boa sugestão de compras por lá? Agradeço muito se tiver.
Beijocas, e vcs tem um ótimo site.
Demais, né?! Então, mas qual lugar da Itália você vai?
Só agora vi a resposta… rs… vou começar na Sicilia e termino em Milão… em Milão vai estar acontecendo uma feira, e vai ser no mesmo periodo q estarei lá… então, essa feira já é certa de eu ir, mas queria saber se vcs conhecem alguma loja legal pra me deixar louca de vontade de comprar… rs. Beijocas
Não posso comentar no momento pois estou no hospital em choque com essa loja.
hahaha, sabia que você iria morrer Carola! sentimos sua falta, volte mais…
Cansei só de olhar, esse é o sonho de quem produz com as mãos. Amei os botões e as flores, em algumas lojas que vou aqui no Brasil, vc não pode nem olhar direito os tecidos e acessórios. Loja perfeita,. Bjos
Gláucia
Não tinha pensado nisso, mas conversando com minha mãe, ela fez o mesmo comentário. Aqui no Brasil são poucas lojas que deixam “por a mão” nas coisas.
Eu ia chorar horrores ai dentro. Sério.
Não chorei, mas fiquei bem atordoada… muita informação!
Que sonho de lugar… quero conhecer com certeza,
Bjs
UAU! Como é possível sair de uma loja assim? Arraso. Vou começar guardar $ pro dia que for pra São Francisco, das poucas cidades que me fariam ir aos EEUU. Demais o post Claudia. Parabéns. Bjinho
Eu não conhecia San Francisco, é um lugar legal para visitar. Gostei do estilo da cidade e das pessoas, nos poucos dias em que estive lá!
Thank you for the wonderful review and the photographs of our store! We hope that you can visit us again soon.
I also hope one day I can come back. Thanks Avery!
Look who already dreamed of the nozzles and lace that. was wondering if anyone knows that represents here with these products, will be there ??????
Working with newly born outfits and would like to improve my work with these incomes. can you help me? please.
Nossa, eu ficaria fácil um dia inteiro e ainda com gostinho de quero mais!!!!
Meu sonho agora se tornou entrar num lugar a sim.
bjo grande
Adorei! Que delícia encontrar um lugar assim….
Papai!!
Eu nem sonhava que esta loja existia!! Em que planeta estou?? hahaha!!
Claudia, amei a postagem e agradeço por deixar meu dia muito mais alegre e inspirador com este tour.
Já anotei no meu caderninho de viagem.
Bjcas!!
Ha, isso me lembrou que um dia eu já tive um caderninho de viagem. Bom hábito!
Bem bacana!
a loja não é tudo isso. além de altamente overpriced, o atendimento é péssimo e não é ideal para quem faz craft e sim para estilistas/modistas. morei em san francisco durante algum tempo e te garanto que existem outras (muitas!) lojas melhores, em preço e variedade!
Pois é, a loja tem um glamour e isso vem embutido no preço. Se puder, passa as dicas das outras lojas, agradeço!
Gente! Socorro!
A primeira coisa que pensei foi: como assim deixam pegar as coisas na mão? haha Ok, sabemos que o que deve ter de gente na 25 de março, por exemplo, que furta coisas, mas a verdade é que em São Paulo, pelo menos, as lojas não nos deixam muito a vontade pra olhar, pegar, escolher etc. No meu caso as pessoas sempre olham com uma cara de “tá brincando que essa menina com tatuagem está aqui pra comprar lãs e linhas?” haha Adorei o post! Abraço meninas
UAU!! Nunca vi uma loja assim. Vale a pena uma visita !
Q dica mais bacana essa meninas.
Muito bom sabermos dessas lojas lá fora. Assim fica mais fácil incluir uma visita para comprinhas nas viagens de férias.
Essa já está na lista.
Bjs.
Essa loja é uma perdição, Jesus!
Ma-ra-vi-lho-sa. Obrigada pela dica.
Abços, meninas!
Aiii que sonho! Adorei esse post! <3
Simplesmente sensacional, Claudia! De vez em quando, quando CONSIGO visitar bons blogs, venho ver vocês. Vim ontem e guarde este post para ler com calma… Affff, pirei com a Britex! AMO crafts! Obrigada pela dica… <3
Solicito informação se fazem todo o tipo de tecidos por encomenda e se têm confecção.
Solicito ainda o endereço da empresa e contacto telefónico.
Cumprimentos.
António Dias
ver em http://www.britexfabrics.com
gostaria de obi ter e cis poro duto.
Olha que já sonhei com os bicos e rendas dessas. queria saber se alguem conhece que represente por aqui com esses produtos, sera que existe??????
Trabalho com enxovais de recem nascido e gostaria de aprimorar meus trabalhos com esses rendas. voces podem me ajudar? por favor.
Olha que já sonhei com os bicos e rendas dessas. queria saber se alguem conhece que represente por aqui com esses produtos, sera que existe??????
Trabalho com enxovais de recem nascido e gostaria de aprimorar meus trabalhos com esses rendas. voce pode me ajudar? por favor.
Boa noite,
Estou encantada com o site de vocês, parabéns!! Gostaria muito de saber sobre lojas de tecidos infantis nos estados unidos.
Obrigada,
Fernanda.
Eu ia amar tudo isto.