Sabe aqueles momentos quando você está andando pela rua, totalmente distraída, daí uma coisa legal passa na sua frente, mas demoram alguns segundos até a ficha cair e você tem que virar pra ver de novo? Pois isso aconteceu comigo semana passada. Estava passeando de bicicleta pelo bairro de Chelsea, aqui em Londres. Era fim de domingo, as lojas estavam fechadas, mas mesmo assim é informação visual demais pra minha cabeça, uma lojinha bonitinha atrás da outra. De repente eu passei por uma rotisserie italiana e vi umas coisinhas brancas numa cestinha na vitrine. Quando eu já estava 3 lojas pra frente, me liguei que poderiam ser alguma coisa interessante. Fiz meia volta e tirei essa foto. Eram ratinhos de suspiro! Hmmmmm :)
Achei a idéia tão bonitinha que, mesmo sem saber como é que se faz, valia a pena compartilhar com vocês. A receita de suspiro aí de baixo quem me deu foi o Edinaldo. Ele era o cozinheiro da fábrica onde trabalhei e fazia doces fantásticos. Sua especialidade era o quindim. Por tabela, ele fazia bons suspiros com as claras que sobravam.
Você vai precisar de:
. 6 claras
. 18 colheres de sopa de açúcar
. raspas de limão
Preparo:
Bata as claras em neve. Acrescente o açúcar peneirado e continue batendo até o ponto de suspiro. Acrescente as raspas. Coloque na assadeira pingos da mistura e leve ao forno médio em banho-maria por cerca de 40 minutos.
Dicas:
. O Edinaldo dizia que para deixar o suspiro bem aerado precisa peneirar bem o açúcar.
. Coincidentemente no sábado passado fui numa festa e uma moça trouxe suspiros feitos em casa. Eles estavam diferentes, mais secos e menos puxa-puxa por dentro. O segredo é a colherzinha de maisena que ela coloca. A testar!
. Já no site HowStuffWorks, eles recomendam 1/2 colher de chá de vinagre para cada 3 claras de ovo da receita para deixar o suspiro mais macio. O vinagre vai no começo da receita. A testar também!
. Três dicas que não custam nada seguir: colocar papel manteiga na forma para não grudar, bater muuuuito bem e deixar a porta do forno entreaberta (um pregador de madeira serve!)
. Acabei de ler no livro Dona Benta Comer Bem: para bater as claras em neve com perfeicao, deve-se coloca-las em um recipiente livre de quaisquer tracos de agua ou oleosidade. O ideal e’ que as claras estejam em temperatura ambiente.
* * * * * * * * * *
Tambem no Superziper: Perdida com inches e yards? Imprima e guarde uma tabela de conversao de medidas. Nao deixe de consultar tambem nosso arquivo com tudo que ja’ foi publicado no site.


























