29 fev 08
outras técnicasreciclagem
DIY: Envelopes Reciclados
por Andrea

Envelopes

Fazer envelopes reciclando revistas velhas. O assunto não é inédito nem invenção minha mas achei a ideia tão boa que resolvi revisitá-la , não apenas porque são ecológicos mas também porque são divertidos de fazer.

A princípio hesitei em fazer um tutorial, pois me pareceu bastante intuitiva a tarefa de reciclar revistas em envelopes- corte a página , cole as laterias, deixe uma aba na parte superior e pronto. Mas nem tudo que é simples é obvio. Quando comecei a pesquisar na net idéias sobre envelope reciclado acabei compilando um truques legais.

DIY: ENVELOPES DE REVISTA

Faça o seu envelope -1
1. Separe o material: Revistas antigas e bem coloridas, um envelope (para molde), tesoura, cola em bastão, estilete, caneta para retroprojetor, lápis e uma pasta plástica transparente em L (para molde)

2. Abra com cuidado todas as abas do envelope que vai servir de base para o molde. Eu usei um envelope tamanho padrão.

 

Faça o seu envelope -2

3. Coloque o envelope aberto sobre a pasta em L e contorne. Este vai ser o molde permanente para todos os envelopes que você vai fazer. Corte o molde com um estilete ou tesoura. Reserve.

4. Vá até o miolo centra da revista e arranque as páginas a partir dele. Note que para um envelope tamanho padrão você vai precisar de uma página e mais um “tantinho” da outra portanto é melhor arrancar a folha central, assim vc terá um folha grande, com 2 páginas, de onde vão sair 2 envelopes.

Faça o seu envelope -3
5. Posicione o molde transparente sobre a folha e contorne usando como área útil o desenho que você quer que apareça no envelope reciclado. Repare o que eu falei de usar uma página e mais um ” tantinho”.

6. Aqui está o envelope de reciclado já cortado aberto ao lado do envelope original.

Faça o seu envelope -4
7. Dobre as três abas (laterais e inferior) para dentro.

8. Passe uma “tira” de cola bastão na parte inferior das abas laterias e cole por cima a aba inferior

Faça o seu envelope -5

9. Cole um etiqueta lisa no verso, criando uma área para o endereço do destinatário. Se quiser, cole também uma etiqueta na parte frontal do envelope, para o endereço do remetente.

10. Revistas velhas que iriam para o lixo agora são envelopes charmosos. Guarde seu molde transparente e sempre que separar revistas velhas para ia ao lixo arranque as páginas mais coloridas e transforme-as em envelopes ecológicos.

*************************************

Dica 1: A dica aqui é fazer um molde em plástico transparente para servir como base para um monte de envelopes que você vai fazer. Claro que dá para usar como molde o próprio envelope de papel, porém, o papel não vai resistir a muitos contornos. Outra vantagem de se fazer um molde de plástico transparente é que ele permite que você visualize extamente os desenhos da página da revista que vão fazer parte do seu envelope.

Dica2: Se você quer envelopes estilosos, escolher as revistas certas é a chave do sucesso. As revistas têm que ter páginas grossas e coloridas. Reciclar catálogos gratuitos são uma boa pedida, assim como calendários de parede e malas-diretas. Eu fiz envelopes com catálogos antigos da Cath Kidston , Taschen e revistas diversas bem coloridas.

Dica3: Que tal montar kits de envelopes ? Faça um montinho com 10 envelopes , embale numa cinta bonita (também reciclada) e ofereça para os amigos.

26 fev 08
outros bla bla blas
Vivienne Westwood no pé
por Andrea

Vivienne Westwood

Hoje fui dar uma olhada na mostra de sapatos da estilista inglesa Vivienne Westwood que está no CBB, em São Paulo. Porque o Superziper gosta da Westwood ? Entre outras razões, porque ela era uma mega customizadora e criatividade era seu forte, da cabeça aos pés.

Um dos meus favoritos da expo é a sandália branca “pé de vento”que vocês vêem acima. Super usável, hehehe. Mas tem sapatos para todos os gostos, desde a nova Melissa criada pela estilista, “guetás”japoneses e até plataformas descomunais a lá Elton John fase glam.
A amostra é bem compacta, duas salas com uns 20 pares de sapato em cada uma. Se te interessou, corra, porque a amostra vai somente até esta sexta dia 29/02 !

CBB – R Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros, das 10h as 19h

25 fev 08
outros bla bla blastricô e crochê
Um tricô pra lá de britânico
por Claudia

Jean Greenhowe (1)
Miss Muffin’s Tea Shoppe , Winifred’s Wool Shop e o cachorro Rascal, do livro Little Dumpling Ladies

Descobri sem querer os livros de receitas de tricô da Jean Greenhowe. Ela começou sua carreira nos anos 60 criando peças para a Vogue Knitting. No fim dos anos 80, montou seu próprio negócio e, com a ajuda da família, passou a criar livros com idéias e receitas para tricotar bonecas e brinquedos – são 24 ao todo. O estilo é tradicional – são personagens de histórias infantis como reis e princesas, ursos e outros animais e especiais de Natal e Páscoa. Para minha surpresa, reparei que palhaços ainda fazem sucesso – são 5 livros dedicados ao tema, sendo que 2 estão esgotados. Ela mora em Aberdeen, Escócia, Reino Unido, e o que mais me chamou a atenção foi ver que em seu trabalho transparece sua nacionalidade.

Separei aqui alguns claros exemplos da influência britânica:

1- homem de kilt (saiote xadrez, traje típico masculino da Escócia) com gaita de foles
2- policial britânico, com o famoso capacete preto
3- liquorice sweets, ou docinhos de alcaçuz, muito tradicionais e populares por aqui
4- Poltrona da vovó, com xale de rendinha no encosto e um gatinho brincando com o novelo de lã 5- Chapéus, em modelos para as quatro estações
6- bolsa de água quente, acessório essencial para o inverno rigoroso

Passeando pelas fotos dos livros, descobri que ela também faz um tipo que boneca que eu não via há uns 20 anos. Sabe aquela sensação de puxar uma coisa da memória, que se não fosse a foto você nem lembraria que existia? Essas bonecas são chamadas em inglês de Topsy-Turnabout Dolls (alguém sabe a tradução disso para o português?). É uma boneca dois-em-um, conectadas pelo torso, sendo que uma das duas fica coberta pela saia longa. Aqui embaixo você pode ver a Cinderella, de um lado triste, com paninho de limpeza na mão, de outro feliz, bem arrumada e segurando um leque.

Jean Greenhowe (3)

Aqui neste livro tem outras três bonecas com o mesmo sistema e o Topsy-Turnabout Doll é exclusivo sobre esse tema.

No site da Jean você ainda encontra algumas receitas gratuitas, disponíveis para download em PDF. Os docinhos da foto abaixo são uma das opções.

Jean Greenhowe (2)

Algumas curiosidades:
. Além das bonecas, um de seus livros tem receitas de objetos que você nunca imaginou que existissem em tricô: cofrinho, porta-lápis, alfineteiro de pulso em forma de relógio e moldura para fotos.
. O instituto para cegos da Grã-Bretanha traduziu alguns de seus livros para o Braille

Links:
. site Jean Greenhowe designs
. onde comprar (a maioria é em UK, mas tem duas opções nos EUA e mais duas no Canadá)
. lista de livros (meu favorito é o do clã MacScarecrow – adorei o cachorrinho Scamp!)
. receitas de tricô gratuitas

Fica aí a idéia. Quem sabe alguém não se anima a fazer bonecas e brinquedos inspirados no Brasil…