Vocês já ouviram falar em furoshiki ? Trata-se de um tecido quadrado, que, quando dobrado serve para embrulhar objetos variados. O conceito do furoshiki surgiu pela primeira vez no Japão no século XVIII e depois de altos e baixos de popularidade, voltou agora com força total. O furoshiki pode virar desde uma bolsa até embalagem. É uma especie de origami em tecido, dependendo de como você dobra e onde dá os nozinhos, cria um embrulho diferente.
Assim como uma ecobag, o furoshiki pode virar uma sacolinha de pano reutilizável que ajuda você a economizar um monte de saquinhos plásticos. Carregando um lenço na bolsa você consegue fazer uma sacolinha de furoshiki na hora, do tamanho do objeto que quiser transportar. E não serve só pra fazer sacola. Pode também ser usado com embalagem de presente no lugar do papel, fica chiquetérrimo. E ainda por cima não é preciso costurar, apenas dobrar e amarrar.
Na última sexta feira estivemos fazendo um workshop de furoshiki na Fundação Japão.No final, a Cláudia aproveitou para conversar com a designer Sofia Kamatani, da Mottainai, a única especialista em Furoshiki no Brasil. O papo virou o segundo Craftcast do Superziper:
E aí gostaram do furoshiki ? Nós aqui amamos a idéia e já aderimos.
Tanto que ao longo do mês de Setembro vamos mostrar aqui no blog tudo que aprendemos no workshop da Sofia, desde o nozinho básico, sacolas, embrulhos de formatos variados, enfeites e até uma pochete. Tudo com furoshiki !

Separem desde já seus lenços quadrados para transformá-los em embrulhos ecológicos estilo japonês. Furoshiki é a nova ecobag !
****************
Também no Superziper: Há mais de um ano eu me arrisquei a fazer uma sacola de furoshiki olhando vídeos no Youtube. Foi bem útil fazer o workshop da Sofia, só agora é que finalmente aprendi a fazer o nozinho do jeito certo !

































