Tulma é um enfeite de fios que as bolivianas usavam pendurados nas pontas de suas longas e longas tranças. Vi mocinhas, senhoras e mulheres de todas as idades usando estes pingentes na minha passagem pelo país. Com muita sorte, encontrei para vender em uma loja de souvenir. Não eram lembrancinhas para turista – são acessórios para vestir no dia a dia. E são usados aos pares, conectando uma trança à outra.
Quando comprei, achei que usaria de enfeite em casa ou como pingente para alguma chave. Mas antes de fazer qualquer coisa, quis procurar no internet mais sobre a história deste item que parecia ser tão tradicional. Mas acredite se quiser, há pouquíssima informação porque que no fim as pessoas escrevem sempre sobre as mesmas coisas. Acho que precisamos de mais gente falando de crafts de outras culturas.
Acabei decidindo aplicar minhas tulmas em uma peça de roupa, achei que alguma conexão com sua função original. E com a chegada do frio, veio essa ideia de costurar um pingente em cada ponta de uma manta de lã. Como comprei dois pares, deu certinho.
Aproveitei também para desconstruir a tulma e entender como foi feita para ensinar por aqui. Devo avisar que foi um aprendizado baseado na observação e inventei minha maneira de fazer. Se gostou e quer aprender, mãos à obra. É um projeto bacana para fazer usando fios, mesmo se você não sabe fazer tricô ou crochê.
Você vai precisar de:
. lã bem fininha, do tipo usada em peças de bebê
. caderninho ou cartolina para enrolar a lã
. pregadores ou clipes de cabelo para separar a lã
. tesoura
1. Comece enrolando o fio de lã em um caderninho ou pedaço de cartolina. Escolha uma peça da altura que quer para a sua tulma
2. Com essa lãzinha vermelha, eu dei 60 voltas. Ou seja, fiquei com 120 fios. Mas não é uma regra, você vai ter de adaptar dependendo da espessura do fio que estiver usando
3. Quando terminar as voltas, passe um fio na parte de cima para amarrar todos os fios
4. Solte a “meada” do caderno/cartolina e amarre bem
5. Corte as pontas de baixo, fazendo um pingente
6. Divida o pingente em 3 partes. Se tiver paciência, conte os fios e divida igualmente. Eu dividi a olho.
7. Você vai fazer um pingente de cada vez, então separe as duas partes que não for usar usando pregadores ou clipes de cabelo
8. Pegue um fio do próprio pingente e faça um “gominho” amarrando bem em volta do chumaço
9. Mantendo a mesma distância, repita e faça mais “gominhos”. No meu pingente, fiz 6.
10. Repita o mesmo nos outros 2 pingentes
11. Para dar acabamento, amarre os três pingentes enrolando um fio em volta dos primeiros “gominhos” de cima
12. Para finalizar, apare as pontas com uma tesoura. Deixe os três pingentes com a mesma altura de fios
13. Nesta foto dá para ver a diferença no resultado final, dependendo do tipo de fio utilizado. O preto é o único de lã. O branco e o vermelho foram feitos com fios de algodão e ficaram mais murchos, com menos volume.
Apliquei preto no preto, mas com tulmas coloridas e até em cores fluorescentes deixaria a peça mais chamativa.
Este xale que estou usando é simplesmente um retângulo de tecido de lã com as tulmas costuradas nas quatro pontas. Dá para usar como xale/cachecol ou como mantinha – uma delícia para se enrolar e levar no cinema nesses dias de frio.
Sempre leio as dicas/conselhos/orientações/mandamentos de vcs, mas nunca deixo umas palavras aqui neste espeço. Mas hoje, quando vi essa tesourinha não resisti. Preciso deixar registrado aqui q invejei fortemente! husahus
Parabéns pelo blog e, especialmente, pela postagem de hj! Adorei conhecer um pouquinho sobre a tulma. Elemento da cultura dos nossos vizinhos bolivianos.
Bjo
Eu tenho um par de tulmas de cholita tb, mas o meu é um pouco maior… Tenho tb uma faixa que elas usam pra amarrar as saias, na cintura, que tem uma ponta enfeitada tb mas é diferente, como se fossem vários pompons pendurados, é bem bonito! Sou louca pela cultura deles, morei em La Paz mais de 2 anos e sinto muita falta de lá =)
Que legal que você morou lá. Não cheguei a conhecer La Paz, mas um dia quero voltar para a Bolívia, gostei muito do país, muito mesmo…
Uma graça…trabalho no Pari e aqui tem MUIIIIIIIIIITO boliviano…acho q vou “assaltar” a proxima boliviana que cruzar na rua e tiver esse adorno no cabelo…rsrs
Você já foi na feira que tem aos finais de semana? Quero conhecer…
meninas!
agora já, 6 e 7 de agosto tem os festejos de independencia da Bolivia, no Memorial da América Latina. É uma festa ENORME, inclusive todos os vendedores da praça kantuta e da rua coimbra estarão lá! além, é claro, dos inúmeros grupos folcloricos de dança.
mais aqui: http://www.boliviacultural.com.br/ver_noticias.php?id=567
telma, super obrigada pela dica. vou deixar na agenda, quero ir!
Ai adorei este post e sinceramente acho que usaria a tulma presa no cabelo mesmo.
Adoro conhecer sobre outras culturas, mas infelizmente ainda não fiz grandes viagens (mas me aguardem!).
beijocas
Que fofo…
Adorei….muito charmoso..
Beijos
Dá um charme né!
Bjos e otima terça!
That really makes the scarf classy! I’m going to have to try that. Thanks!
Adorei, na verdade amo essas coisinhas “diferentes” e meigas rsrsrs cho que dá para fazer um beeeeeem comprido e usar como adorno no pescoço…
Oi,Cláudia, que legal a tulma! Lembrei das bonequinhas e lã de minha infância. Eram mais ou menos isso, só que nas bolinhas se punha ‘recheio” (que era naftalina,p/ espantar traças), a gente pendurava nos armários…achei mto lindo! Parabéns! Qualquer dia vou fazer usando madeira como recheio…bjs
Bem lembrado… Mas essa versão não tem recheio, é só a lã mesmo que deixa “gordinho”. Mas vi também umas que eram feitas de miçangas que deviam ter bolinha dentro para dar forma.
Adorei a idéia!Obrigado…Bjo.
Quando li o título do post, fiquei pensando se o tema da vez seria sobre uma “tulma” super animada de bolivianas, falando todas ao mesmo tempo, bem rápido, enquanto tricotavam alegres xales de lã de lhama, tingida em tons bem coloridos…. ahhahahahhaahh!!!! Pirei na batatinha, né?
Adorei saber o verdadeiro sentido do tulma e achei que você barbarizou na aplicação desses penduricalhos: amei sua pachimina (será que é assim mesmo que escreve???). Ficou demais!!!
Beijokas.
Tulma que nem o Cebolinha diria, rsrs Sobre a grafia, é pashmina – a palavra é usada no original mesmo. Bjs
Adorei a dica !! E a manra ficou muito charmosa né!!!
bjs até mais
Super show essa dica!
Adorei o chale, você poderia passar as medidas dele também?
bjs
Oie, fiz em 150 x 165 cm, mas como é de lã, estou achando muito pesado e andei pensando em cortá-lo um pouco na largura, mas não me decidi ainda… Bj
Adorei a dica!!!
Aliás todas ad dicas do blog são geniais!!!!
Bjs
Meninas vcs sempre surpreendendo!!!
O tédio não faz parte deste blog!
Bjs
Adorei. Vcs me deram uma idéia para um tecido branco que tenho a um tempo e não sei o que fazer.
Vcs podem me dizer as medidas do xale? Adoraria fazer um igual.
Bjk!
Este aí tem 150 x 165 cm – fica bem grande e volumoso…
A DO REIIIIIIII ……..
Great tutorial!
Olá !!! eu sou mexicana, minha mãe fazia tranças em mim sempre com lá assim de muitas cores, também em xales em bolsas uffa !! muita coisa para fazer … adoro vocês meninas lindas !!!
FELIZ DIA DO AMIGO !!!
Que máximo!! Você tem fotos? Bjs
Ebaaaa, achei o substituto definitivo para as franjas dos meus cachecois..
Bjo
Meninas, amei a dica e vou fazer! Hoje ainda, viu? Aliás, já fiz váaaaarias coisas e coisinhas lindas que vcs me mostraram aqui. Parabéns sempre pelo site. Ah! dá um pulinho no meu bloguito de quando em vez, viu? Amo voces! Sucesso sempre.
Lidiana
Obrigada ^__^
Ganhei uma manta lilás clarinho e queria dar um toque diferente nela, mas não sabia como. Tenho também uma lã em um tom de lilás mais escuro que sobrou de uma cachecol que eu fiz pra uma amiga. Passando por aqui…sempre tem uma dica legal. Resolvi testar a combinação dos “lilás” com essa tulma enfeitando a minha manta! *-* Acho que vai ficar bem bonito! Obrigada pelas dicas de sempre!
Carina
Nooossa, isso me lembrou um enfeite tradicional usado pelas indianas em suas looongas tranças. O nome é Kunjalan, mas procurei no google alguma foto e não achei… =/ Talvez a grafia seja diferente.
Enfim, o Kunjalan tem tipo 80 cm de fios pretos (ou castanhos) e um enfeite enorme na ponta. Os fios são divididos em 3 grupos, como na tulma, e cada grupo é trançado junto com o cabelo.
É uma tulma gigante, e sem as bolinhas hehehe!
Vou ver se acho algum velho aqui em casa e, se achar, mando uma foto. É bem bonito mesmo!!
Bjo suas lindas!
Muito bom esse post. Adoro conhecer mais, sobre as infinitas possibilidades do mundo craft.
chiquérrimo,
ótima ideía,tanto pode ser usado com roupas casuais, ou em uma ocasião especial com uma roupa mais chic.
parabéns,
bjs.
Liliblueberrie
Muito bonito e ótima idéia para finalizar lenços e echarpes.
Obrigada por dividir conosco como fazer.
Até, Silvia.
Eu amei essa ideia. Fiquei fascinada com a história. Nem sabia a origem desse trabalhado.
Gostaria de fazer uma questão: Não há forma de mostrar um tuturial ou mesmo uma breve explicação de como fez o lenço/echarpe? eu gosto do formato desse, mas eu não sei fazer :D
Obrigada
obrigada por compartilhar, inclusive a pesquisa….realmente faltam informações…a ideia é linda e bastante simples depois de observar sua explicação.