Continuando com nosso guia craft de NY, chegou a hora de mostrar a loja de botões mais bacana da cidade, a Tender Buttons, no Upper East Side de Manhattan.
A Claudia ouviu falar desta loja pela primeira quando visitou uma exposição de botões em Paris no ano passado. Grande parte das coleções expostas vinha da Tender Buttons, que é na verdade um misto de loja e museu de raridades
É dificil achar um adjetivo para definir a Tender Buttons. Excêntrica, à moda antiga e excepcional seriam alguns deles. O que mais esperar de uma loja cujo nome vem de um livro da poeta Gertrude Stein?
A Tender é pequena, mas extremamente cheia e organizada. Lá dentro a sensação é de estar num túnel do tempo dos botões. A loja é basicamente um corredor comprido com muitas e muitas caixas empilhadas cobrindo todas as paredes laterais. Dentro de cada uma delas botões de osso, marfim, baquelite, fita, cristais, metais…. Imagina um botão bem raro, de qualquer cor e formato. Eles têm.
A não ser que você já tenha um botão específico em mente – neste caso é só ir direto ao balcão – corre o sério perigo de ficar horas vasculhando as caixas em busca de pequenos tesouros.
Reparamos que TODOS os preços estavam escritos à lápis e com a caligrafia da dona da loja – um trabalho pessoal acumulado de décadas. O mais legal era ler as definições/comentários escritos nas caixas. Pérolas espirituosas como “Isso não é uma aspirina” para o botão grande e branco, “Diamonds are the girls best friend” para o botão com cristais, “Making a fashion point and great for rush hour” na caixa de botões italianos dos anos 60, “Raros botões sombreados em um tom subliminar de fundo”. Descrições tão impagáveis quanto o conteúdo das caixas.
Passada a tarefa difícil de escolher os botões é só levar as caixas até o fundo da loja para fazer pagamento (e chorar um pouquinho, hehe). Hora de ouvir as vendedoras fazerem comentários como “Este botão deve ter morrido de causas naturais….” – sobre um modelo que não existia mais no estoque e “Desculpe, só em dinheiro. Somos uma loja a moda antiga”, ao perguntarmos se aceitavam cartões de crédito.
Esta foi a compra da Cláudia, um maxi botão em madeira, fitas antigas e fio de linho.
Eu levei mini botões de baquelite vermelho e o botão de osso da foto acima, que já foi aplicado numa gola de tricô.
Este video mostra um pouco mais da loja por dentro.
É bom ter as expectativas certas ao entrar em uma loja como a Tender Buttons. Os botões são caros e vendidos por unidade então não espere encontrar nenhuma pechincha. Mas vale a visita pela excentricidade da loja. Para os nossos padrões brasileiros e de épocas de fast craft – acabei de inventar uma palavra – e ficar cercada de tantos objetos especiais.
Adoradoras de botões, anotem o endereço:
New York, NY 10065
Adorei a dica…….deve ser uma maravilha entrar numa loja dessa.
bjss
Só de entrar nessa loja já vale super a pena a viagem…
Esta loja fez-me lembrar os antigos armarinhos que tinham em Santo André, as prateleiras com as caixas de papelão e os botões costurados para fora, hoje, infelizmente, não existe mais nenhum. Valorizo muito o pensamento de outros países que se preocupam em ser e não com o valor para pensar quanto custa um botão, por exemplo. Váildo para tudo na vida. Um abraço
Que loja bacana! Me lembrou a Olivaras no Beco Diagonal!!! :)
Sim!!! Também lembrei do Olivaras de cara!
Suspiros!
Bem que eu queria estes botões,mas…como são caros o jeito é forrar com trico,bordar,enfim customizar conforme as dicas das meninas.
Abraços.
QUE SONHO… QUE DELÍCIA… ACHO QUE EU IA QUERER TODOS… AMO BOTÕES!!!!!
Porque mesmo que eu li este post?? Aiiii eu não posso ver estas coisas gurias!!!
Fico morrendo aqui. Porque não existem lojas legais assim por aqui – digo aqui em Porto Alegre, pois aí em SP deve até ter… aí deve ter os botões que eu sempre penso em colocar nas minhas invenções mas que nunca acho :(
Maravilha!
Mas um dia eu ainda irei a NY!
;)
beijocas
UAU!!!! Que tudo!
Só compraram um pouquinho assim? É tão caro? Ou estão fazendo segredo pra depois? bjinho
eu comprei so isso mesmo… teria aproveitado mais se tivesse levado um “projeto”, por exemplo, uma camisa. dai eu saberia quantos botoes e de quais tamanhos comprar. acabei levando so o mais seguro mesmo. bj!
Queria ser tão equilibrada assim, diante de uma tentação destas.Rs.
Loja incrível! Eu sou louca por botões, acho que ia surtar. Difícil seria escolher quais botões comprar. Bj
Ai, que delícia! amei.
Olá!!!!!
Queria dizer que descobri o site de vcs recentemente. Eu, simplesmente, COMI as 111 páginas que encontrei disponível. Sim, eu vi tudo e gostaria de parabenizá-las pela excelência do trabalho de vcs. Eu amo muuuuito tudo relacionado a crafts. Ganhei uma máquina de costura há uns 2 meses e ainda não sei manuseá-la bem mas tenho muita força de vontade para aprender. Isso também com o crochê que aprendi recentemente…sou louca pra aprender tricô….bom, sem querer estender mais esse coment, queria agradecer por ter aprendido tanto com vocês!
Obrigada por tudo!!!
Sua fã!
Queria comentar que saiu sobre o SZ na “Revista da hora” do jornal Agora. Não sei se vocês sabiam.
Não vimos, poderia indicar a data da revista ? bj
Nossa, que perigo! Só a fachada da casa já dá vontade de passar horas por lá…
:)
Wow oh Wow! I could definitely get lost there!
A-do-ro o Superziper! Sempre passo pra dar uma olhadinha, Você escreve muito bem (sem erros de português) e com ótimo humor. E suas dicas são muito, muito legais.
Bjs
Olá Meninas!!!
Já vi uma matéria sobre a Tender Buttons na Tv e efiquei encantada. Imagino como vocês não ficaram, maravilhada, com tamanhas possibilidades de botões.
beijocas nocês.
Adorei a dica.
Estou programando uma viagem a Nova York, para o próximo ano, se possível, solicito mandar todas dicas que tiver, inclusive quanto a lojas de linhas, etc.
Sou apaixonada por crochê e tricô.
Desde já agradeço a atenção.
Margareth
Todas as dicas que temos de NY estão neste post http://www.superziper.com/2011/09/visita-craft-a-ny.html bj e boa viagem !
Ficarei aguardando todas as dicas que puderem enviar-me.
Margareth