30 jul 12
outras técnicas
DIY: Display para brincos com bastidor
por Andrea

crochê2

Quem no mundo craft já não viu por aí os bastidores de bordado usados como moldura para tecidinhos fofos?  Resolvi dar uma utilidade a mesma ideia – trocado o tecido por toalhinhas de crochê os bastidores podem virar lindos displays de parede com arzinho retrô para emoldurar suas bijuterias mais queridas.

IMG_3157.JPG

Usei uma toalhinha de mesa que comprei num brechó – procure em feiras como a do bexiga ou peça para a sua avó, com certeza ela tem uma destas no fundo da gaveta. A minha era pequena, com aproximadamente 20 cm de diâmetro e portanto pedia um bastidor um pouco menor.  Ah, para dar certo o bastidor para este projeto deve ser daqueles que abrem, com um rosca de metal.

IMG_3157.JPG

Primeiro abra o bastidor e estique a toalhinha por cima do aro, bem centralizada. Viram porque ela deve ser um pouco maior que o diâmetro do aro? As pontas da toalhinha devem sobrar um pouco para que o bastidor prenda a toalhinha quando fechado.

IMG_3157.JPG
Para facilitar a tarefa de deixar o crochê bem esticadinho,  preguei algumas das pontas com pedacinhos de durex transparentes –  sem grilos pois ficarão imperceptíveis por trás do bastidor.

 

IMG_3157.JPG

Depois fechei o bastidor com cuidado, tomando cuidado para manter a toalhinha de crochê bem esticada e centralizada.

 

IMG_3157.JPG

Parafusei a rosca e pronto. Poderia entrar para a categoria de projetos craft de 5 minutos, heim?

IMG_3157.JPG

Agora é só usar como display. Os buracos do crochê servem direitinho para pendurar brincos de pingente.

 

crochê3
Aí você me pergunta , como faço para pendurar colares ? Bom, eu usaria um bastidor maior (40 cm de diâmetro) e pregaria nele alguns botões para  funcionarem como ganchos para as correntes. Sacaram ? Bom, vou colocar me prática e se der certo mostro por aqui  :).

 

bastidor

27 jul 12
blogueira convidadaoutras técnicas
DIY: Pratos “cadê a comida que tava aqui?”
por Andrea

 

DSC_0076p

(Ideia e execução da colaboradora Estéfi Machado, mãe, designer, mãe, fotógrafa, mãe, ilustradora, mãe e muito crafiteira. Aqui ela bloga sobre suas feitorias criativas.)

Toda mãe (ou quase toda) sabe que em algum momento da vida o filho vai dar trabalho pra comer. Seja porque come pouco, come muito, ou não come isso, aquilo, ou aquilo outro daquela cor…

Meu filho Teo anda um pouco preguiçoso nessa temporada de férias, então meu marido resolveu contar o que a mãe dele fazia quando ele também tinha 5 anos. Que na época dele, ele só estaria liberado quando aparecesse a florzinha no fundo do prato! Mas que não valia empurrar! ;)

Inspirada nisso, fizemos pratos com a frase “cade a comida que tava aqui?” e um desenho de um dinossauro no meio.

DSC_0074p

Para escrevera frase, ensaiamos a lápis antes, e depois cobrimos as letras com a caneta Porcelain Painter, da Marabu– comprei a minha na Amazon mas deve estar disponível em lojas de materiais importados.  A boa dessa caneta é que, diferente das outras para porcelana, ela não precisa ir ao forno para fixar e aguenta lavagem até a máquina!

Uma opção nacional seria usar a Creative Marker da Compactor, com a diferença que esta você terá que colocar o prato no forno para fixar a cor- as meninas do Superziper já testaram e explicaram como usar aqui neste post.

 

DSC_0084p

E usamos a própria tinta da caneta pra cobrir um carimbo de dinissauro, presente do João, um amiguinho do Teo. Você pode fazer o seu próprio carimbo de borracha ou mandar fazer um carimbo com o seu desenho em lojas especializadas em carimbo.

A dica é que os carimbos com traços finos ficam melhores na hora de estampar no prato, os outros “empapam”.

Depois basta deixar secando por 36 horas para fixar bem. Um pouquinho de paciência nesta hora!

DSC_0077p

Fizemos até um outro pratinho menor, de sobremesa, para acompanhar o kit! ;)

DSC_0090p

Nhami Nhami :)

24 jul 12
casa craftoutros bla bla blas
Crafts nas prateleiras
por Claudia

Cabides encapados

Não, não vamos falar do novo Shopping Iguatemi JK. Mas eu estive lá por pouquinhas horas e dei uma passada na Zara Home. Gostei de ter visto vários produtos para a casa inspirados em técnicas manuais. Tinha tricô, crochê, costurinhas, fitas e outros aviamentos.

É um mini-post, para mostrar as poucas fotos que tirei por lá – sempre fico meio envergonhada de sair fotografando em lugares assim…

A la craft

. Adoro a ideia dos cabides encapados. Me lembram os anos 80. Quando eu era criança, as meninas costumavam ganhar isso de presente. Eu tinha só um azul que cuidava com o maior carinho.

. Porta-retratos com botões. Fazer um assim como este da foto exige matérias-primas mais específicas. Mas dá para se inspirar e colar os botões em relevo em uma moldura simples. Dá para repetir em casa!

. Esta toalhinha de crochê estava endurecida e foi levemente “afundada” (como se fosse um pratinho) e pode ser usada para colocar coisinhas.

. Avental infantil cheio de frufrus, para iniciar as crianças na cozinha. A Flô di Pá tem uns super fofos…

. O Snoopy não tem nada de craft, mas é um clássico. Quero voltar a ser criança para levar uma lancheira assim pra escola!