Olhem isso que legal! Numa cidadezinha da Califórnia, perto de São Francisco, chamada Mountain View, a biblioteca “empresta” máquinas de costura! Em um programa conhecido como Sew Sew Saturdays, algumas máquinas ficam à disposição para uso. É preciso reservar um horário antes, super simples pela internet, e não é aula. Uma monitora, que é voluntária, fica por lá para acompanhar e ajudar com dúvidas gerais.
Descobri meio que por acaso. Tinha ido na biblioteca por outros motivos e vi este cartaz. Logo me inscrevi para o sábado seguinte. Pra quem está viajando, é uma ótima chance! Nunca pensei que costuraria fora de casa :)
Pois bem, aproveitei para levar meu pijama que tinha rasgado. E lá fui eu no sábado para a biblioteca. Eu consegui o horário das 10h15 às 11h. Já tinham algumas pessoas por lá. Em geral, quem frequenta é o pessoal da cidade que não tem máquina de costura. Uma moça estava fazendo barra de calça e outra ajustando uma jardineira de sarja. Tinha também uma senhora que mais conversava do que costurava…
Eles oferecem quatro máquinas de costura Baby Lock, bem moderninhas, e uma de overloque – que aqui eles chamam de serger.
A voluntária também traz alguns materiais, como agulhas, alfinetes, bobinas, tesouras e linhas. E que linhas, hein? Quando vi aquela caixa cheia de carretéis coloridos até me esqueci que tinha ido lá costurar. Tão fotogênicos, não conseguia parar de fotografá-los!
Bem, só mais um close dos meus carretéis favoritos e seguimos… Quem resiste a estes antiguinhos de madeira?
Costurei meu pijama em 5 minutos. Eu ainda tinha mais 40 para aproveitar. Com uma máquina à disposição, resolvi inventar mais alguma coisa.
Aproveitei uns retalhos que estavam por lá e improvisei um projeto novo. Fiz uma bolsinha de pano para proteger o celular na bolsa. Sobrou um tempinho e fiz mais uma. Aproveitei para testar os pontos diferentes da máquina. Ah… e o legal é que conversando com a Sarah, a voluntária, eu aprendi que desmanchador de costura em inglês é seam ripper.
Infelizmente a salinha de costura não funciona todo dia, apenas aos sábados. O espaço lá originalmente é para o pessoal de conservação e materiais históricos de Mountain View. Aproveitei também para dar uma olhada nos livros que estavam expostos por lá! Bastante coisa antiga e diferente,
Mountain View não é um destino turístico clássico, mas achei legal dividir a experiência por ser inusitada. Adoraria ver mais bibliotecas, principalmente brasileiras, oferecendo este tipo de apoio à população local. Então fica a dica. Quem sabe um dia no Brasil a gente tenha algo parecido :) O primeiro passo é divulgar!
Se alguém já viu algo parecido em outras cidades, conte sua história nos comentários, quero saber!
































































