27 fev 15
craft touroutros bla bla blas
Superziper visita: Burda Expo 2015
por Andrea

mosaico_abre copy

Ontem fizemos uma visita à primeira edição da Burda Expo, a feira que faltava no mundo craft. Ela é diferente das outras feiras que já temos por aqui pois traz um novo conceito: um evento de corte e costura para o público que curte moda D.I.Y.. Não poderia ser diferente pois leva a assinatura da Burda, uma revista internacional que aterrizou recentemente no Brasil, cheia de moldes e inspiração para quem faz ou quer começar a fazer  suas roupas em casa… tipo eu, você e todas nós. Hoje é o última dia da feira então temos algumas fotos fresquinhas para você se animar! Se gostar do que viu ainda dá tempo de dar uma passadinha.

IMG_8580

A feira acontece no centro de eventos São Luis, lá no finalzinho da Av. Paulista. Nossa dica ? Vá de metro, e desça na estação Consolação – linha verde.

IMG_8593

Como não podia faltar, rolou um encontro de crafters amigas no estande da Coats.

IMG_8595

Aliás são da Coats estes tecidinhos 100% algodão em lindas estampas.

IMG_8586

O pequeno estande da Renaux também estava bem disputado para o garimpos para moda. Os tecidos tinham um preço bacana por metro e também pacotes de retalhos  já cortados e vendidos por quilo. Além do estande nesta feira, eles têm uma loja no Brás.

IMG_8585

 

IMG_8588

O meu garimpo favorito, um algodão molinho, de estampa meio oriental que ficaria lindo em uma blusinha ou vestido. Me arrependi de não ter levado.

mosaico_milinery

Você sabe o que é milinery? É a arte de fazer chapéus e adornos festivos para a cabeça, como casquetes e fascinators. Pois foi na Burda Expo que conhecemos a Eskola, que dá cursos de milinery e alfaiataria, com direito a professora formada em Londres. A dupla de mãe e filha chapeleira veio especialmente do Sul mas oferecem oficinas pagas que você pode fazer aqui mesmo durante a feira.

mosaico_desafio

Na feira está rolando um desafio de corte e costura com duplas de alunos da Faculdade Santa Marcelina. Todos os dias eles ficam numa salinha tipo aquário criando modelos que serão expostos e votados pelo júri da feira. Quando entrei na sala a moçada esta super empolgada na criação!

IMG_7318

Uma outra expo legal que acontece na feira é a de moda para bonecas Blythe! Criadores de todo o Brasil fizeram mini modelitos inspirados em roupas tamanho ‘real’ que apareceram na revista Burda. Os looks das bonecas também foram customizados, com maquiagem e cabelos super especiais.

IMG_7314

Como não podia deixar de ser costura é o tema em toda a decoração. Achamos nossa cadeira preferida de todos os tempos no estande da Lu Gastal.

IMG_7301

O amor está nos detalhes, é só procurar :).

IMG_7312

A feira está super bacana não só para quem curte corte e costura mas também para aqueles que gostam de crafts em geral. Tem mini cursos gratuitos de fundamentos básicos, oficinas, venda de tecidinhos e acessórios, demonstração de todas as grandes marcas de máquina de costura (Singer, Brother, Janome, Bernina, etc). Certeza de um programa muito bacana e craft para se fazer em São Paulo.

Mas corre que hoje (sexta) é o último dia para visitar a Burda Expo!

Burda Expo 2015

Quando: de 24 a 27 de Fevereiro

Local: Centro de Eventos São Luis – R Luis Coelho, 232 – São Paulo 9SP)

Horário: das 11h as 19h

Valor: R$ 14,00 (inteira) ou R$ 7,00 (meia)

16 fev 15
costura
Primeiras costurices: Lençol de elástico
por Andrea

lencol_abre

Hoje é dia de mais um PAP de primeiras costurices, nosso especial dedicado a costureiras iniciantesviagem que estão começando a pilotar suas máquinas. Desta vez escolhemos algo super utilitário, o bom e velho lençol de elástico. Pessoalmente não me aventuro a fazer o lençol de elástico para colchão de adulto devido ao tamanho do tecido a manipular. Mas, um lençolzinho infantil ou de berço é sim super rápido e possível de se costurar em casa. Com o desafio de montar um enxoval de bebê que não seja nem azul e nem rosa achei bem difícil encontrar no mercado lençóis amarelos e lisos. Nada que um DIY não resolva. Fui atrás de um tricoline amarelo de boa qualidade, elástico e coloquei as mãos a obra!

Uma etapa importante é calcular o tamanho do tecido a ser usado para o lençol, de acordo com o tamanho do colchão. Depois de alguns testes e alguns erros, para o colchão de berço tamanho americano 1,30 m X 70 cm X 10 cm cortei um retângulo de tecido de 1,60 X 1,0 m para o lençol. Se o seu colchão tem um tamanho diferente, basta adaptar as medidas. A ideia é acrescentar à medida do colchão + 30 cm sendo 20 cm (2X a altura de 10 cm) + 10 cm (virada e margem para as bainhas). Desta forma, irá sobrar tecido suficiente para prender na parte de baixo do colchão e para o acabamento. Corte o tecido na medida adequada ao seu lençol.

Separe também elástico de 0,5 cm de largura (mais ou menos 1,5 para lençol de berço), lápis, régua e máquina de costura.

lencol_esquema

Este é o esqueminha das costuras do nosso lençol de elástico. Primeiro costuramos as quatro quinas. Depois aplicamos o elástico nas duas laterais menores. Fazemos por fim o acabamento deixando uma bainha dupla nas duas laterais maiores. Vamos lá fazer o lençol?

lencol1

Para um colchão com altura de 10 cm (padrão americano) recomendo fazer a altura do lençol de 14 cm, para que sobre tecido para a virada e a bainha dupla. Caso o seu colchão seja mais baixo, diminua a medida proporcionalmente.

Com o tecido virado do avesso, dobrei a quina na diagonal e marquei uma linha reta de 14 cm com régua e lápis.  Repeti nas outras 3 pontas do lençol.

lencol2

Vá para a máquina e costure uma linha reta de 14 cm na linha marcada em cada uma das quatro quinas. Não esqueça de fazer um retrocesso no início e final da costura.

lencol3

Corte as pontas, deixando uma margem de 1 cm de tecido. Recomendo fazer um zigue zague para dar acabamento nas margens e evitar que o tecido desfie com o uso e lavagens.

lencol4

Chegou a hora do elástico. Vamos usar um elástico fino de 0,5 cm. Começando por uma das laterais, ajuste a sua máquina em ponto zigue zague. Comece dando alguns pontinhos e fazendo retrocesso para fixar a ponta do elástico ao tecido. Depois vá esticando bem o elástico e ao mesmo tempo fixando-o ao tecido conforme vai fazendo o zigue zague. Vá devagar para ter tempo de esticar o elástico enquanto costura. Enquanto fizer isso, mantenha o elástico bem rente à margem do tecido. O elástico vai franzir o tecido a medida que é fixado. Parece que vai dar errado mas dá certo! Terminada a costura, corte o elástico com a tesoura.

Repita a aplicação do elástico na lateral oposta do lençol.

lencol6

Vamos fazer agora a bainha dupla e o acabamento. Mude o ponto da máquina para ponto reto. Para fazer o acabamento e esconder o elástico, dobre o tecido duas vezes sobre o elástico já pregado para formar a bainha dupla de 0,5 cm (caso use uma elástico mais grosso, aumente a grossura da bainha proporcionalmente). Nas partes do lencól sem elástico basta virar a bainha duas vezes mantendo os 0,5 cm e pespontar por cima, bem rente a dobra interna da bainha. Nas aéreas com o elástico você terá que esticar o tecido que está franzido com o elástico já pregado, a medida que costura a bainha. Mais uma vez, vá com calma. O franzido volta ao lugar assim que você solta o elástico.

lencol5

Finalize fazendo a bainha dupla simples, sem elástico, até contornar toda a borda do lençol.

lencol7

O resultado final é este, as laterais menores com elástico escondidinho e as maiores com a bainha dupla simples. Seu colchão já tem roupa feita por você :).

lencol8

A mesma técnica pode ser usada para produzir capas com elástico para outros itensílios, como trocadores de bebê, por exemplo! Comprei um trocador liso que veio sem capa e em poucos minutos fiz esta capinha lavável usando a mesma técnica do lençol de elástico.

E você já se aventurou a costurar você mesma a roupa de cama para sua casa? Apesar da praticidade de se comprar lençóis prontos sempre vale a pena fazer algo especial com tecidos escolhidos por você e acrescentar o seu capricho no acabamento.

 

11 fev 15
costura
Cone de linha na máquina de costura
por Claudia

Truque de costura

Se você costura muito à máquina em casa e gasta tubos e mais tubos de linha, um dia vai cogitar usar linha em cone. Acontece com as costureiras mais ativas. Se não é o seu caso ainda, aguarde… Este dia chegará!

Quem já passa por isso, sabe que pode ser um problema usar o tal do cone porque a linha fica “sambando” durante a costura. Claro… o pino é muito mais fino do que o encaixe do cone… Fazer o que?

Temos uma dica fácil, simples e barata de como resolver isso!

Simplesmente coloque um carretel de linha dentro do buraco do cone de linha. A dica aqui é usar aqueles antiguinhos, de madeira – ou aqueles com mais metragem de linha, que são bem mais largos (como este da foto). Depois, é só encaixar o buraco pequeno no pino. E pronto! Quase mágica :)

Truque de costura

Uma outra opção é guardar um carretel normal vazio (daqueles corrente laranja ou qualquer um desses de plástico) e preencher com lã até ficar cheio e gordinho, do tamanho do buraco do cone. Esta opção é boa porque você faz o carretel sob medida.

Truque de costura

Problemas simples requerem soluções simples! Fácil assim…

Truque de costura

E você, como resolvia isso? Tem algum truque? Divida com a gente :)