Recentemente tenho testado novas receitas de comidinhas que além de gostosas, podem ser presenteadas em uma embalagem legal. Uma das que mais gostei foi a granola caseira, que você pode fazer do seu jeito, colocando apenas os ingredientes que gosta. Rápidíssima de preparar, armazenada num pote de vidro bonito e embalada com tecido no estilo furoshiki japonês, vira um ótimo presente.
Vamos a receita da granola e depois do embrulho!
Vou mostrar o que usei na minha granola mas vá em frente e faça suas substituições à vontade.
Granola Caseira
200 gr (2 copos) de aveia em flocos
200 gr (2 1/2 copos) de flocos de milho sem acúcar
1/2 copo de semente de girassol
1/2 copo de castanha do Pará picada
1/2 copo de amaranto ou quinua em flocos
1/2 copo de cramberry desidratado (ou qualquer outra fruta seca)
1/3 de copo de mel
1/3 de copo de óleo de coco (ou girassol)
1 colher de chá de sal
Coloque todos os ingredientes secos (menos as frutas secas) numa tigela e misture. Adicione o óleo de coco e o mel e misture novamente, incorporando bem.
Espalhe tudo numa assadeira grande e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus. O tempo de forno é o grande segredo. A granola deve secar e ficar crocante mas não pode queimar, o que pode levar de 10 a 20 minutos, dependendo do fogão. Pré aqueça o forno, coloque a granola e fique de olho no relógio. O meu indicador é o cheiro bom de granola que vai começar a invadir a cozinha – significa que está pronto. Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente – irá ficar mais sequinha ainda fora do forno.
Quando estiver totalmente fria, acrescente as frutas secas e guarde em um pote bem fechado.
Se possível tente comprar a maioria dos ingredientes a granel, em mercados como o da Lapa ou na Zona Cerealista, em São Paulo. Assim você evita descartar um monte de embalagens plásticas individuais. Se quiser uma granola sem glúten, é possível achar aveia gluten free nas lojas de produtos naturais.
O pote de vidro dá para reutilizar como recipiente de cozinha e o tecido de furoshiki vira um ótimo guardanapo de pano. Não é bacana receber um presente assim, comestível, feito em casa com todo carinho e com embalagens totalmente reutilizáveis?
Fiz um video bem simples, mostrando como fazer a embalagem de furoshiki para o pote de vidro. O importante é usar um tecido quadrado, ok? Temos também um video antigo ensinando a dar o nó basico do furoshiki, aqui.
Espero que gostem da ideia. Aqui em casa estamos em granola caseira mode on, já na terceira fornada. Na primeira deixei passar alguns minutos e queimou um pouco mas a partir da segunda foi sucesso absoluto. Até minha filha de um ano adorou. Já estou na terceira fornada e experimentando usar novos ingredientes. E você, o que gosta de colocar na sua granola? Já tentou fazer granola caseira? Me conta!
Gentee, que máximo essa receita, juro que peinsei que fosse mais complicado fazer granola. Com certeza vou tentar fazer. E essa embalagem, que amor? Adoreiii!
Beijos
http://www.ideiasemcasa.com.br
Faço com canela e baunilha, às vezes coloco cacau nibs! Mas faço com açúcar de coco…
Também faço salgada, pra comer com salada! Uso páprica, açafrão da terra e azeite, também com açúcar de coco. Nos últimos minutos de forno, coloco alho e cebola desidratados. E uso gel de chia pra ficar mais grudadinha…
Amo! Faço sempre!