09 fev 07
nhacoutros bla bla blas
Let’s Bento!
por Andrea

Bento (pronuncia-se bem-tô, o to é a sílaba mais forte, o contrário do nome personagem da Turma da Mônica) é uma palavra japonesa que significa “comida para viagem”, similar à nossa “marmita”.
Mas reparem que o bom bento tem algo que a marmita não tem.

Eu, como descendente de japoneses, convivo desde criança com a idéia do bento. No entando, o que me acostumei a ver em casa até a pouco tempo atrás era uma forma “roots” de bento. Algo sem frescura, o equivalente oriental a uma marmita caprichada de arroz e feijão.

Mas, descobri há pouco tempo através da Internet (sempre ela) que vem surgindo uma febre do bento lá fora entre os jovens ocidentais.

Hoje tem gente fazendo bento muito (coloque ênfase neste *muito*) caprichado e colorido. Isso porque hoje existe uma indústria de acessórios próprios para incrementar o bento (todos importados do Japão) que vai desde as fundamentais bento boxes decoradas até mini molheiras para shoyu, palitos, toalhinhas de mão, sacolinhas porta bento box e até (pasmem !) moldes para ovo cozido, os meus preferidos.


Eu gosto muito da idéia de preparar a sua própria bento box para o almoço no trabalho. A acho louvável que as crianças levem uma bento box preparada em casa ao invés se empanturrarem com lanches industrializados ou de cantina. Fazer o seu próprio bento é valorizar o preparo dos alimento e adquirir consciência sobre o que se come pois as refeições são geralmente bastante balanceadas e as porções são apenas suficientes. Deixo bem claro que fazer bento não é uma tarefa para preguiçosos – exige planejamento e disposição. Mas nada que a prática não ajude. E boa uma panela de arroz elétrica também !


O ato de fazer um bom bento é um ritual a ser cultivado no dia-a-dia, com criatividade e paciência.

Vou falar mais sobre bento aqui no Superziper. Embreve uma entrevista exclusiva com uma expert em bento e uma receita surpresa deliciosa.
Sayonara!
(Todas as fotos que ilustram esta matéria: Yurippe Masuda)

07 fev 07
costurareciclagem
Broches para touca de lã
por Claudia

Aqui em Londres, pelo menos nessa época do ano, faz muito frio. Uma touca de lã é bem-vinda principalmente para andar de bicicleta. O vento na orelha é de matar, e deixar a cabeça coberta faz muita diferença. A única que eu tinha era uma de 1987 que comprei aos 13 anos quando fui pra Disney. Tinha um Mickey bordado na dobra e um pompom gigante em cima. Seguindo a linha do “Use what you have”, resolvi reciclá-la. O pompom já tinha sido usado faz tempo. Arranquei ele e pendurei na alça da minha mala de viagem. Assim quando ela chega na esteira do aeroporto, eu já reconheço de longe.

Como reciclar uma peça com aplique que você não gosta?

Recicle | original

1- Observe com cuidado como o aplique está preso na roupa/ acessório. Olhe o verso, procure sinais de costura, etc.

2- Retire o aplique com cuidado usando algum instrumento delicado. Pode ser uma tesoura fina, uma agulha…

Recicle | ideias

3- Faça um rascunho do que pretende no lugar. Nessa hora usei muito o Flickr atrás de inspiração. Mas vale fuçar ilustração em tudo quanto é lugar… papel de carta, embalagens japonesas, livros infantis, revistas femininas e assim vai.

4- Escolha um material para produzir o novo apliquei. Usei meu material favorito: FELTRO

Recicle #1

5- Elefante: recortei o feltro azul para o corpo, o rosa para a orelha e o olho é uma missanga costurada. No verso prendi um alfinete. Usei apenas tesoura, linha e agulha.

Recicle #2

6- Passarinho: para dar um efeito mais firme, usei feltro duplo. Eu cortei dois quadrados iguais e cortei ao mesmo tempo com a tesoura. Usei costura aparente para dar um charme. A cauda foi feita com arame torcido, botões e uma missanga grande e depois costurado. Tudo feito a mão. Também coloquei um alfinete no verso.

Recicle #3

7- Pingente de bolas: aqui foi uma escolha do que eu tinha disponível – dois pompons feitos à mão. A terceira bola eu fiz com feltro. Recortei um circulo e fiz um pesponto ao redor como se estivesse fazendo um fuxico. Coloquei um pedaço de manta acrílica no meio e “puxei” a linha do pesponto pra fechar. Costurei no final e prendi as 3 bolinhas umas nas outras.

# Descobri hoje este post . Veja o que você pode fazer feltrando um suéter de lã velho na máquina. (Andrea, em 16/03)

07 fev 07
Sem categoria
Dicionário Básico de Craftês-Português
por Claudia

Capinha de couro para tesoura
Resolvemos dar o pontapé inicial no primeiro e único dicionário de craftês-português. A idéia veio dos milhões de emails que recebemos de gente nos perguntando o que é DIY ou o que é craft – gente, essa seção é para vocês!

Aceitamos novos verbetes. Escrevam para super_ziper@yahoo.com.br

– B –

Beading = (Inglês) trabalhar com miçangas normalmente para bijuterias

– C –

Craft = (Inglês) arte manual, manualidade, uma atividade feita a mão que requer certa habilidade. Tricô, crochê, costura, etc são alguns dos exemplos. Existe uma discussão animada aqui no fórum do Superziper sobre a busca de uma alternativa em português para este termo.

Crafiteiro/a = (Português) quem faz crafts. Invenção da Andrea, do Superziper e Caderno de Tricô.

– D –

DIY = (Inglês) acrônimo de Do It Yourself, ou Faça-você-mesmo.

– W –

WIP = (Inglês) acrônimo de Work In Progress, ou trabalho em andamento.

– Y –

Yoyo = (Inglês) fuxico

* * * * * * * * * *
Também no Superziper: Dicionário Ilustrado de Costura Inglês-Português e Dicionário Básico de Tricô Inglês-Português