Nunca sei direito como essas idéias aparecem na minha cabeça. Só sei que um dia eu abri o armário e pensei: “esse sapato seria muito mais legal se fosse vermelho!” Era uma sandália de que eu usei bastante há 2 verões e o couro ficou meio sujo e gasto, difícil de limpar. Por sorte, não mandei o sapato para doação. Guardei no armário, lá no cantinho. Até que semana passada tive esse momento eureka. Minha primeira reação foi parar no sapateiro e perguntar se eles faziam esse tipo de serviço. “No. But we sell those!”, respondeu o moço, apontando uma linha de produtos para tingir sapatos, disponíveis apenas nas cores preto e marrom. Anotei o nome do fabricante e fui pra casa xeretar na internet… E descobri que eles tinham o corante em vermelho, eba :-) O difícil foi encontrar em algum lugar pra vender: ou estava esgotado ou era muito específico para as lojas manterem em estoque. Pra encurtar a história, depois de muito rodar, achei na Selfridges da Oxford Street – eles têm todas as cores e até em spray.
Fotografei o processo para vocês verem como é fácil de fazer em casa. Vamos lá!
Você vai precisar de:
. um par de sapatos de couro em cor clara
. Esponja com lado áspero
. Pincel
. Luvas de proteção
. Paninho para limpeza
. Tinta para tingir couro (eu usei Dylon Shoe Colour Red)
. Jornal
. Fita crepe
1. Cubra a superfície com jornal para evitar que os respingos manchem a mesa ou o chão. Nesta primeira foto você pode ver como era meu sapato “antes”.
2. Encha o sapato com jornal. Assim ele não dobra ou amassa, e fica na forma certo e durinho pra receber a camada de tinta.
3. Limpe o sapato com um paninho úmido para tirar pó e sujeira. Espere secar.
4. Cubra partes como fivelas, enfeites e partes aparentes com fita crepe para evitar que a tinta faça estragos irrecuperáveis.
5. Com o lado áspero da esponja, “lixe” o sapato. Talvez ele até fique um pouco arranhado, mas não tem problema porque a tinta da nova cor vai cobrir este tipo de imperfeição. Esta etapa é importante porque ela prepara o couro para receber a tinta. Se você não desgastar um pouco o couro, fica difícil de absorver a tinta.
6. Use luvas plásticas para proteger as mãos.
7. Agite o frasco para uniformizar a tinta.
8. Aplique uma camada fina sobre os sapatos, usando um pincel.
9. Deixe secar por um dia e aplique uma segunda camada de tinta. Nesta foto você pode ver claramente a diferença.
10. Espere mais um dia e o sapato estará pronto para usar :-)
Comentários finais:
. Se eu pudesse, preferia ter pago um profissional para fazer o serviço com um acabamento melhor.
. Passar a esponja é uma parte chatinha. Como eu fiz isso meio correndo, pude ver a diferença da tinta aplicada em partes pouco ou muito “esponjadas”.
. Eu acho que o resultado só ficou legal porque meu sapato era um tom claro de couro.
. Vale a pena usar fita crepe para proteger partes que você não quer que a tinta cubra, como fivelas, detalhes, parte interna, etc.
. Esse processo demora de 2 a 3 dias, então escolha um lugar que possa ficar “ocupado” por todo esse tempo. Acho melhor ter um lugar fixo do que ficar carregando o sapato, o jornal e todos os materiais de um lado pro outro.
UPDATE 31/07/08:
. Dica da Karla, Caruaru, PE: a Tintas Amy tem produz e vende este tipo de produto no Brasil. Mais informações no site da empresa!
. Dica da Karina e Lili: consulte o sapateiro do seu bairro. Ele pode fazer este serviço por um preço bem acessível ou vender o produto para você fazer em casa. Se não tiver sorte, procure a sapataria das áreas de serviço de shopping centers – normalmente eles têm uma grande variedade de produtos e cores.
. Respondendo à dúvida da Elisa: sim, com o mesmo produto e a mesma técnica você também pode renovar cintos e bolsas de couro.
. Dica da Gabi: a empresa Glitter tem a tinta Pinta-Couro, em cores cores bastante variadas.
* * * * * * * * * *
Também no Superziper: Este tutorial do ano passado já virou um clássico: dê uma cara nova a sua tábua de passar roupa!








































