31 jan 13
craft tour
Inspiração: Craft Andino
por Andrea

lhama

Hoje o Craft Tour é super colorido e tem sotaque espanhol! É que aproveitei as férias para conhecer a região da Cordilheira dos Andres, viajando de moto pelo Peru, Chile e Norte da Argentina.  Vi muitos desertos, alpacas, carneiros e  montanhas nas altitudes! Aproveitei a viagem para, é claro, das uma espiada  no artesanato e no craft das cidades por onde passei.

andes1

Uma das coisas que me chamou atenção logo de cara foram as cores incríveis do artesanato local. Nada de tons pastéis e de sorvete. Nos Andes o que prevalece  são cores hiper saturadas. Muito vermelho vivo, rosa choque, laranja e amarelo ouro. Azul e verde quase fosforescentes. A Cláudia já havia comentado sobre as cores fortes que viu na Bolívia e as tulmas. De fato encontrei muitos artigos de lã pura na região… Alpaca, baby alpaca, lã de carneiro. Nosso hermanos sabem usar as fibras naturais!

andes3

A medida que viajava pude perceber uma diferença bem marcante entre o artesanato (mais tradicional, com foco na reprodução das técnicas) e o  craft local. Há espaço para os dois conviverem harmoniosamente.  O artesanato ou ‘artesania’ está muito presente nas ruas e nas inúmeras muitas feirinhas de rua. A fotos abaixo, tirei em Cuzco no Peru. Mas garimpando, achei lojinhas que vendiam objetos artesanais com toques autorais.

espelhos

Achei muito bacana as tentativas de incorporarem os materiais locais como os tecidos estampas incas típicas e as lãs puras  nos objetos craft. Bolsas de designers trazem os tecidos típicos misturados com materiais como o couro e um acabamento mais caprichado – e precinho mais salgado também.

crafts4

andes2

Os pompons e bolas de  lã feltrada colorida estão por toda parte e os amigurumis coloridos também me encantaram. Este ‘Porteirito Kamikaze’  é perfeito para quem mora em prédios mais antigos, sem porteiro. Nada mais nada menos que um porta chaves que pode voar janela abaixo, assim seus amigos podem abrir a porta do prédio sem a sua ajuda.

Até procurei mas infelizmente não achei muitos armarinhos locais, apenas lojinhas de objetos acabados. Fica como pretexto para a minha próxima visita!

 

24 jan 13
casa craftoutros bla bla blas
PAP: Chaveiros com materiais de armarinho
por Claudia

Sempre curti aqueles chaveiros improvisados para chaves de banheiro que padarias, lojas, lanchonetes e postos de gasolina usam. Normalmente o pessoal improvisa com o que tem sobrando, são sempre materiais inatrativos e de baixo valor para ninguém querer levar. Eles costumam ser grandes e/ou pesados, para o pessoal não se esquecer de devolver, também impedindo que sejam colocados no bolso ou na bolsa no piloto-automático. Já vi chaveiro feito de roscas de parafuso, de embalagens plásticas, e – o mais legal de todos – em uma loja de fotografia, um chaveiro feito com um filtro de lente :)

Aproveitei que, depois de me mudar, todos as chaves estavam “peladas” para fazer chaveiros nesse mesmo esquema, usando meus materiais de armarinho.

Voilá!

chaveiro-para-quem-curte-crafts

Esses são os materiais que usei para fazer os três chaveiros. Não comprei nada, só reaproveitei coisas que já tinha em casa. O carretel de madeira comprei em uma feira vintage em Londres, os pompons eu fiz usando o fazedor de pompons e a fita métrica era sobra de um projeto antigo.

chaveiro-materiais

O passo-a-passo é muito simples. No carretel que estava vazio, usei uma fita de cetim estampada para “rechear” e fazer o papel de linha. Como seria para carregar na bolsa, não podia ficar enroscando. Prendi com alfinete (assim posso trocar a fita se sujar ou se eu enjoar) e usei uma argola para segurar as chaves. Para a chave da porta do banheiro, pendurei pompom só para fazer graça. Amarrei com lã, usando uma agulha para passá-la pelo miolo. A fita métrica eu juntei usando um metal chamado “ribbon ends” que comprei na Jo-Ann (se alguém já viu algo parecido para vender por aqui, sabe como chama em português e onde vende, deixe recado nos comentários!)

como-fazer-chaveiro

Aqui estão os três, um para a porta da casa, um para a porta do banheiro e outro para a porta da cozinha. Gostei da brincadeira, pretendo repetir. Um dia, nem tão em breve, postarei a parte 2 :)

tres-chaveiros-craft

21 jan 13
casa craftoutras técnicas
Grampeador de tapeceiro, santo remedio
por Claudia

grampeador-1001-utilidades

Este é o meu grampeador de tapeceiro, ferramenta utilíssima para quem quer reformar, reaproveitar, restaurar e decorar. Não é uma ferramenta essencial para um kit como martelo, chave de fenda e alicate. Mas para os criativos de plantão, é uma boa aquisição. Esse meu eu comprei em uma papelaria do centro de SP por 10 reais – e ainda veio com grampos a mais! Mas tem em qualquer loja de material de construção de bairro, home centers & cia.

Só aqui no Superziper já usamos para:
♥ montar uma tela de serigrafia
♥ reformar uma cadeira de escritório
♥ criar uma moldura
♥ reformar um estofado de cadeira
♥ e – um clássico desde 2007 – dar uma cara nova para a tábua de passar roupa.

Volto aqui para contar mais três casos em que o super grampeador me salvou, mais especificamente, depois de me mudar de casa!

escrivaninha-consertada

Em mudanças, dá praticamente para assumir que alguma coisa sempre vai quebrar. Independente do cuidado, precauções e carinhos dos envolvidos, o simples fato de embalar, transportar, movimentar e desembalar aumenta muitíssimo as chances do azar aparecer. No meu caso, o alvo foi essa escrivaninha que uso diariament. Na hora de posicioná-la na casa nova, ela não parava em pé. um dos pés estava com problema. Pensei que fosse parafuso mal colocado, mas em uma rápida inspeção vi que a madeira que segurava o pé tinha rachado. Tentei colar com cola de madeira, mas não era firme o suficiente. Daí que lembrei do grampeador! Com poucos grampos, resolvi o problema. Detalhe que não me incomodo com os grampos aparentes, estão discretos e silenciosos. Conserto rápido e funcional!

gaveta-consertada

Depois deste sucesso, lembrei que a gaveta do quarto estava com uma parte quebrada. Grampeador em mãos, resolvi o problema de novo rapidinho!

extensao-consertada

Pra terminar, aproveitei para reforçar a base da extensão elétrica. Mais uns grampinhos e pronto!

Se você também usa e abusa dessa ferramenta, conta pra gente. Queremos saber o que mais dá para fazer!