Hoje o Craft Tour é super colorido e tem sotaque espanhol! É que aproveitei as férias para conhecer a região da Cordilheira dos Andres, viajando de moto pelo Peru, Chile e Norte da Argentina. Vi muitos desertos, alpacas, carneiros e montanhas nas altitudes! Aproveitei a viagem para, é claro, das uma espiada no artesanato e no craft das cidades por onde passei.
Uma das coisas que me chamou atenção logo de cara foram as cores incríveis do artesanato local. Nada de tons pastéis e de sorvete. Nos Andes o que prevalece são cores hiper saturadas. Muito vermelho vivo, rosa choque, laranja e amarelo ouro. Azul e verde quase fosforescentes. A Cláudia já havia comentado sobre as cores fortes que viu na Bolívia e as tulmas. De fato encontrei muitos artigos de lã pura na região… Alpaca, baby alpaca, lã de carneiro. Nosso hermanos sabem usar as fibras naturais!
A medida que viajava pude perceber uma diferença bem marcante entre o artesanato (mais tradicional, com foco na reprodução das técnicas) e o craft local. Há espaço para os dois conviverem harmoniosamente. O artesanato ou ‘artesania’ está muito presente nas ruas e nas inúmeras muitas feirinhas de rua. A fotos abaixo, tirei em Cuzco no Peru. Mas garimpando, achei lojinhas que vendiam objetos artesanais com toques autorais.
Achei muito bacana as tentativas de incorporarem os materiais locais como os tecidos estampas incas típicas e as lãs puras nos objetos craft. Bolsas de designers trazem os tecidos típicos misturados com materiais como o couro e um acabamento mais caprichado – e precinho mais salgado também.
Os pompons e bolas de lã feltrada colorida estão por toda parte e os amigurumis coloridos também me encantaram. Este ‘Porteirito Kamikaze’ é perfeito para quem mora em prédios mais antigos, sem porteiro. Nada mais nada menos que um porta chaves que pode voar janela abaixo, assim seus amigos podem abrir a porta do prédio sem a sua ajuda.
Até procurei mas infelizmente não achei muitos armarinhos locais, apenas lojinhas de objetos acabados. Fica como pretexto para a minha próxima visita!






































