(Texto publicado na revista Make, em Agosto de 2013)
A gente não se cansa de dizer o quanto a internet é incrivelmente legal para quem gosta de trabalhos manuais. Para quem se divertia como nós folheando a Enciclopédia Barsa e devorando o manual do Escoteiro Mirim e o Magirama, é como ter acesso a melhor biblioteca do mundo, com livros raros de qualquer tema, além de uma seção especial gigante com DVDs e materiais de auto-aprendizado. Bem, para nós essa biblioteca hoje é o site de videos YouTube!
O YouTube ainda é uma criança. Dá para acreditar que foi inventado em 2005? Além de recorrer a ele para aprender técnicas e tirar dúvidas, em 2007 a gente já estava por lá publicando nossos primeiros vídeos! Quem quiser ver, o. Nosso vídeo mais antigo.
A grande vantagem do vídeo para quem assiste – em relação a tutoriais em foto – é que dá para ver, rever, pausar, voltar naquele pedacinho que dá dúvida. É uma mão na roda para mostrar técnicas manuais diferentes. A gente aprendeu muita coisa vendo vídeos, desde novos pontos de tricô até macetes de costura.
Fazer vídeos é algo um tanto complexo de produzir. Requer horas de edição, além de muita preparação – desde o roteiro até a definição de cenas. Mas pela nossa experiência, vale muito a pena.
Ficamos felizes em saber que muita gente que aprendeu a fazer tricô vendo nossos videos, hoje é profissional na técnica. Claro que não foi de um dia pro outro. Depois dos passos básicos que ela viu no Superziper, aprimorou a técnica com outras fontes.
Já que o assunto hoje é video, selecionamos alguns que fizemos para quem quiser se aventurar a aprender técnicas artesanais diferentes!
1. O nó básico do furoshiki
2.
3
4
5
Mãos a obra e boa aula virtual!
Eu tbm adoro essa blogsfera!
Tem razão. Para quem se interessa por crafts e artesanatos em geral o youtube é uma fonte valiosa de conhecimento. Neste momento estou fazendo um cachecol no tear de pregos com tecnica que aprendi assistindo ao video na internet. E gostei muito da aula de voces sobre furoshiki. Coincidiu que naquela epoca andava fuçando bastante na internet atras de informações sobre o assunto. Valeu.